sexta-feira, 19 de agosto de 2016

A MÃO CALEJADA.

Trabalhar é uma grande dádiva na vida das pessoas. Sem trabalho a vida humana perderia completamente seu sentido. Seria impossível buscar razões para viver sem a experiência do trabalho. Ele dá sentido e razões à vida, algo que a ociosidade não oferece. As mãos grossas e calejadas estão cheias de significado, conteúdos, valores imensuráveis. Elas demonstram o passar de anos de trabalho penoso, valor que precisa ser admirado pelas novas gerações diante da facilidade da automatização dos serviços.

Ninguém nasce com as mãos grossas e calejadas. Entra-se neste mundo com as mãos frágeis, pequenas e macias. Por si só as mãos não se deformam, racham, engrossam e ficam com a pele áspera. Ainda, as mãos não se governam por si mesmas, apenas executam movimentos e ações que o cérebro comanda. As mãos grossas e calejadas pelo manuseio de pesados e rústicos instrumentos oferecem lições de vida para as novas gerações. Estas, no conforto da tecnologia e da automação dos serviços dificilmente terão as mãos tortas, machucadas, cheias de calos e rachaduras.

Mãos grossas e calejadas merecem um olhar de valorização, pois corroboram no desenvolvimento, na educação e na formação das pessoas. Em cada mão machucada pelo trabalho duro é possível ver homens e mulheres que bravamente não mediram esforços para conquistar benefícios e conforto aos outros. Submetidos à disciplina do trabalho em prol da melhor qualidade de vida da família e da descendência futura, suas mãos estão cheias de exemplos de valores, de sonhos e da utopia de uma sociedade mais ética e justa.

No aperto de uma mão grossa e calejada é possível sentir a experiência de pessoas vencedoras pelo trabalho honesto. Em nosso país, para os corruptos de colarinho branco que dilapidam os bens públicos seria sinal de justiça social e de dignidade humana não uma pena ou chip na tornozeleira, mas que fossem submetidos a longo tempo de trabalho manual. Quem sabe a experiência de calejar e de engrossar as mãos ajudaria a pensar quanto vale a honestidade, a justiça social, os bens públicos e o legado do trabalho penoso e sofrido para o sustento de uma família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário