sexta-feira, 22 de julho de 2016

PONTO DE PARTIDA

Ralph Waldo Emerson, escritor, poeta e filósofo, foi uma das personalidades mais influentes do pensamento do século XIX. Norte-americano (1803-1882), teve também grande influência na Europa, sobretudo no campo religioso.

Numa oportunidade, ele e seu filho tentavam arrastar para o estábulo um bezerro teimoso. Emerson puxava e o filho empurrava. Por mais que se esforçassem, o animal empacava e não saia do lugar. Emerson tinha uma empregada, pessoa simples, que mal sabia ler. Com certa timidez, ofereceu-se para ajudar.

Ela simplesmente pegou um pouco de farelo e sal e ofereceu ao bezerro. Imediatamente ele aceitou a oferta e a seguiu, docilmente, até o curral, para espanto do filósofo. Pai e filho, apesar da inteligência e cultura, cometeram um erro primário. Eles só haviam pensado na própria vontade. E o bezerro, à semelhança dos patrões, comportou-se, exatamente da mesma maneira: a partir da própria vontade. Mas a empregada, com pouco conhecimento e muita intuição, pensou mais no bezerro, que a seguiu lambendo sua mão.

O homem do campo costuma lembrar que o cavalo tem o lado certo de montar. Quando a pessoa não parte do lado certo, acaba fracassando e sujeito a coices. Na vida, tudo depende do ponto de vista. Não podemos levar em conta somente nosso ponto de vista, mas também o ponto de vista da outra pessoa. Aí começa o diálogo que encaminha a solução. Amar não é querer ser feliz, mas fazer feliz o outro.

Na Idade Média viveu um certo Giovanni Pico Della Mirandola. (1463 – 1494). Dele se dizia que sabia tudo. Dominava todo o conhecimento do seu tempo... e algo mais. Hoje isto não é mais possível. Podemos saber alguma coisa da maioria dos problemas, mas é o especialista quem nos indica a solução. De resto, há diferentes saberes. A empregada de Emerson possuía alguns saberes que o patrão não possuía. Todos, por mais preparados que sejamos, podemos e devemos aprender dos outros.

A lição do bezerro nos ensina também o valor da atitude positiva. O animal detestava ser arrastado e deixar o pasto, mas ele foi sensível ao farelo e ao sal. Educar não consiste em dizer não, mas apontar uma solução melhor. Os pais e educadores, por vezes, precisam corrigir – dizer não – mas terão mais facilidade se apostarem no elogio. Quando elogiada, a pessoa sente-se desafiada a ser melhor. E mesmo quando o elogio, no momento, é impossível, os educadores devem apontar para frente: você vai conseguir! E isto com amor e tempo.

Ralph Emerson sabia aconselhar: “Adote o ritmo da natureza: seu segredo é a paciência”. De resto, as coisas que hoje são fáceis, um dia, foram difíceis. A vida é um processo que leva a uma qualificação maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário