quinta-feira, 21 de julho de 2016

O QUE FALAM AS LEMBRANÇAS

Dar e receber lembranças são gestos praticados por quase todas as culturas. Gentileza carregada de ternura, amor em forma de símbolos, marcas que se eternizam, trocas que eliminam distâncias e enchem o coração de alegria. Todos os presentes são de um valor incalculável. Não o objeto em si, mas o sentimento impregnado em cada detalhe. Já se passaram uns meses, recebi uma ‘flor de lótus’ feita de vidro. Uma peça diferente. Na caixa, um breve histórico dessa flor que nasce no lodo e, no oriente, significa pureza espiritual.

O pântano é formado de lixo e lamaçal, nenhuma vida poderia ser pensada naquela realidade. Uma simples planta, porém, absorve os necessários nutrientes e faz desabrochar uma flor única, beleza rara, prova evidente que, por pior que seja a situação, sempre há algo que pode surpreender.

A flor de lótus é um encanto e, ao mesmo tempo, uma lição. Retirar do pior o melhor é algo que encanta e provoca admiração. Lá onde não se imagina existir alguma coisa boa, a vida surpreende e ensina. Sempre há possibilidades, mesmo que o cenário possa provar aparentemente o contrário; nenhuma realidade é totalmente adversa à vida.

A flor de lótus está sobre a mesa de trabalho, ao alcance dos olhos. Seguidamente é necessário fazer um intervalo para recordar sua inspiradora lição. Sem dúvida, viver é acreditar no melhor, mesmo que o pior esteja em evidência. Não só acreditar, mas arregaçar as mangas para construir e retocar a outra faceta da existência. É perda de tempo exigir que a vida prove somente o que é positivo e belo. A busca pela excelência é uma meta verdadeira e inspiradora. Porém, o cotidiano é feito de oscilações, entre o bem e o mal. Não se trata de uma batalha, mas de um contínuo desafio.

Ao longo dos tempos, sempre houve ‘espaços’ de pântano pessoal e social. Não foram poucos os que provocaram verdadeiras transformações, algo bem próximo do que denominamos milagre. Outros, no entanto, se refugiaram no desânimo e na lamentação. Impossível sonhar com uma vida que não se aproxime do pior.

Não se trata de determinação ou fatalidade. Nenhum humano passa à margem do sofrimento. Cedo ou tarde, algumas decisões provocarão angústias. Porém, tudo pode tornar-se passageiro se houver disposição e persistência. A flor de lótus permanecerá sobre a mesa. Ela recordará eternamente que do pior pode surgir o melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário