sexta-feira, 29 de julho de 2016

AJUDANDO A SER FELIZ

A vocação mais universal, o anseio mais profundo da pessoa é ser feliz. Desde que nascemos até a morte procuramos a felicidade. E isto vale para todos. Crianças ou adultos, homens ou mulheres, pobres ou ricos, sábios ou ignorantes, ateus ou homens de fé, todos procuram a felicidade. E isto não é de hoje e durará para sempre. Dentro de cada um existe uma exigência: o dever e o direito de ser feliz. Os outros fazem parte de nosso projeto de felicidade, mas a realização é inteiramente pessoal.

Este desejo de ser feliz não encontra acolhida na realidade. Mas não se trata de falta de esforço. Todos os nossos atos visam à felicidade. O escritor Albert Camus garante: os homens morrem e não são felizes.

O tema chegou à Universidade. Neste número encontra-se a famosa Universidade de Harvard, que abriu uma Cadeira Opcional direcionada para o tema. As inscrições - mais de 1.400 no primeiro ano - superam disciplinas tradicionais. A universidade alerta que não fornecerá um Diploma de Felicidade, apenas mostrará caminhos. Isto significa que voltamos ao ponto de partida: é caminhada pessoal. E a experiência diz que não existe a Felicidade. Apenas podemos criar condições para sermos mais felizes. Somando muitos pequenos momentos felizes nos aproximamos da meta inatingível. Conclui-se que Felicidade não é um território a alcançar, mas um modo de caminhar.

Algumas indicações nos ajudam a uma realização pessoal, que faz parte do direito e do dever de ser feliz. Podemos até apontar pontos nesta busca:

1. Afasta-se das pessoas negativas. Elas têm um potencial enorme de desmotivar.

2. Aceita e valoriza os instantes positivos. Eles são em número maior que os negativos. E se algo der errado, recomeça com mais sabedoria.

3. Não reclame, nem fale mal dos outros. Isto não leva a nada.

4. Cultiva o sorriso, a alegria e o bom humor. O otimismo não resolve o problema, mas o pessimismo o piora.

5. Sê alguém sempre pronto a colaborar. Você nunca será feliz sozinho, precisa dos outros.

6. Surpreende os outros com momentos mágicos. Um jantar, um ramalhete de flores, um convite. Não precisa ser dia de aniversário.

7. Faz tudo com sentimento de perfeição. Mesmo assim dá margem ao erro dos outros e aos seus.

8. Cuida de sua aparência pessoal. É aquilo que os outros enxergam. Traz alegria aos ambientes.

9. Coloca o amor ao próximo em primeiro lugar. Os outros podem esquecer tudo, menos sua bondade.

10. A referência maior de sua felicidade é Deus. A Fé ilumina e dá sentido à vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário