segunda-feira, 7 de março de 2016

UM PAÍIS SE CONSTROI COM EDUCAÇÃO;

Os artigos 35 e 36 da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), lei que trata da formação do cidadão no país, referem-se ao Ensino Médio. O Ensino Médio possui, no mínimo, três anos de duração e a sua finalidade é consolidar os conhecimentos adquiridos durante o Ensino Fundamental, possibilitando continuar os estudos, preparar o educando par ao trabalho e a cidadania, bem como dar condições básicas de adaptação aos estudos posteriores, aprimorar o educando como pessoa humana, oportunizar uma formação ética que desenvolva a autonomia intelectual e o pensamento crítico, fornecer uma compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos, relacionando a teoria e a prática.

O currículo do Ensino Médio tem por finalidade o desenvolvimento do educando, assegurando a formação indispensável para o exercício da cidadania e o ingresso no mercado de trabalho e nos estudos posteriores. O artigo 36 ainda diz que o currículo para o Ensino Médio deve levar em conta os seguintes parâmetros: a compreensão do significado da ciência, das letras, das artes, da sociedade, da cultura, da língua portuguesa, uma metodologia de ensino e avaliação que estimulem a iniciativa dos alunos e uma língua estrangeira optativa.

Esses dois artigos da LDB abordam a finalidade básica do Ensino Médio, porém são muito sucintos e há uma distância enorme entre o almejado e as reais condições oferecidas nas escolas. Também o prazo de no mínimo três anos é pouco tempo para se alcançar tudo o que a lei contempla. Portanto, os objetivos são um tanto utópicos.

O problema maior não está na lei, pois ela apenas quer ser um farol para a criatividade na produção de metodologia e estratégias eficazes para auxiliar na formação em nosso país, porém pouco se produz nesse sentido.

Um país se constrói com a educação. A educação que se pretende é fundamentada por um currículo amparado pelas condições necessárias a sua concretização, pois por ele se está formando o cidadão. Que cidadão o país necessita? O Ensino Médio colabora para o exercício da cidadania, a formação ética, intelectual e o pensamento crítico?

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