sexta-feira, 4 de março de 2016

HUMANOS X ANIMAIS

Às vezes os defensores dos direitos dos animais precisam exercitar a paciência com os que não se preocupam com os animais, quando estes dizem que o que importa, de verdade, é a defesa do humano e que, via de regra, os que se preocupam com os animais o fazem porque não gostam de gente, não amam as criancinhas e coisa e tal.

A bem da verdade, os que processam essa crítica aos defensores da causa animal são, comumente, insensíveis também com as causas humanas. É muito comum os conservadores antropocêntricos e especistas também serem insensíveis com o direitos dos pobres, dos homossexuais, das mulheres, dos indígenas, dos negros, estrangeiros etc. São do tipo: “eu até tenho amigos homossexuais”...”eu até tenho um empregado negro”, “eu até sou a favor da reforma agrária” etc, “só não gosto dos movimentos que os defendem”....

Talvez não se deva universalizar. Mas, preste atenção nos que são contra os direitos humanos nessas categorias acima referidas e verá que também são insensíveis aos direitos dos animais. É nesse sentido que o conceito “os outros” pode ajudar na compreensão das disputas ideológicas e culturais da sociedade moderna e pós-moderna. Os conservadores sempre são sutis em diversionismo para se autojustificarem....

É claro que pode haver exceções e que alguns defensores dos direitos dos animais são insensíveis e não movam uma palha para defender os humanos, sobretudo os “outros” verdadeiramente outros configurados nas categorias acima referenciadas. Alguns ativistas dos direitos dos animais prestam um desserviço à causa animal na medida em que se apresentam como homofóbicos, racistas, machistas, xenófobos etc... Mas não é regra, parece-me!

A regra é: os que defendem os animais no sentido filosófico, ético e religioso o fazem por princípios inclusivos de tal forma que seria uma incoerência radical não postular e viver a paz, a não violência, a inclusão, o respeito, a confraternização, a solidariedade para com todos os seres vivos, máxime o humano.

Na minha modesta percepção, penso que há um falso dilema na relação humano x animais quando a acusação se dirige aos defensores dos direitos dos animais e há uma correta crítica quando os defensores dos direitos dos animais acusam os humanos (geralmente conservadores de vários matizes) de estes sim não defenderem nem um nem outro.

Como conclusão: não despreze os defensores dos animais por achar que o que importa é defender a dignidade humana! Não despreze os defensores dos direitos humanos por achar que o que importa são os direitos dos animais. Não se trata de ou/ou, mas antes, de e/e!

Nenhum comentário:

Postar um comentário