quinta-feira, 3 de março de 2016

NUNCA FALE MAL DE VOCÊ MESMA

Uma pesquisa, feita com duas mil mulheres, revela que elas falam mal de si mesmas, pelo menos, oito vezes por dia. Para cumprir a agenda é necessário começar bem no início do dia. As reclamações mais freqüentes que elas se fazem: você está muito gorda, seu cabelo está uma bagunça, você não está usando maquiagem suficiente, além de criticas contra membros do próprio corpo, achando que são muito grandes ou muito pequenos. A pesquisa foi feita com mulheres entre 18 e 60 anos. O pior é que não guardam para si essas lamentações, mas as ficam proclamando aos quatro ventos.

Os homens também têm motivos para lamentar, mas preferem o silêncio. Homem algum espalha sua autocrítica, apontando para a barriga grande demais, para os cabelos que já se foram, para as rugas impossíveis de disfarçar ou para o cada vez mais fraco desempenho em suas atividades. Pelo menos, neste quesito parecem ser mais inteligentes do que suas parceiras.

Grande parte do sucesso ou do fracasso depende da autoimagem. A pessoa que está convencida de que é feia, desastrada, que não sabe se apresentar, que é inferior aos demais, caminha para o fracasso. E cada fracasso é para ela uma confirmação de que não vale nada. Mas a pessoa que cultiva sua autoimagem, que sabe perceber suas qualidades, que não desanima com um fracasso, acaba conseguindo o sucesso. Todos nós nos programamos: alguns se programam para vencer, outros para perder.

De resto, a pior prova é aquela que você fornece. Se você proclama seus defeitos, os outros começarão a observá-los. Isso vale para os tribunais. Os advogados insistem: mesmo que todas as provas sejam contra você, mesmo que tenha sido flagrado em circunstâncias comprometedoras, negue tudo, continua negando. Não há delação premiada.

Você não tem obrigação de ser o primeiro em tudo, competindo com todos, superando a todos. Você tem obrigação de competir com você mesmo, dando a melhor resposta possível. A vida pode ser comparada a um jogo: você pode não ter as melhores cartas, mas tem obrigação de jogar da melhor maneira possível com as cartas que tem em mãos. Proclamar que suas cartas são péssimas é dar grande vantagem o adversário.

Cada pessoa é uma obra-prima de Deus. Todos temos qualidades e possibilidades. Deus não dá a um só todos os dons, nem deixa alguém sem dom nenhum. Todos somos amados por Deus. E por isso precisamos acreditar que somos bons, amáveis, competentes e felizes. Não precisa sair por ai proclamando isso. Vão achá-lo pretensioso. Mas diga isso para si mesmo/a. E acredite nisso. Acredite que você ainda pode tornar-se melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário