terça-feira, 15 de março de 2016

A NATUREZA É FEITA DE INFINITOS SINAIS.

Há quatro anos um pedreiro aposentado salvou um pinguim. Ele encontrou o pássaro encharcado de óleo em uma praia perto da sua casa, no Rio de Janeiro. Na época, ele lavou adequadamente o pinguim, alimentou a ave com sardinhas e, quando ela ficou forte novamente, o pedreiro levou-a até a praia para que seguisse adiante junto com as outras aves. Só que o pinguim decidiu ficar. O pedreiro tentou novamente, com um barco, soltá-lo em alto mar, mas quando chegou em casa, lá estava o pinguim esperando por ele.

Eles ficaram amigos e a ave ganhou o nome de JingJing. O pinguim passa cerca de oito meses por ano com seu amigo, na praia carioca, e vai para o mar durante dias, ou mesmo meses, mas sempre volta. A própria natureza é capaz de ensinar gratidão. Voltar, para aquele pinguim, é a forma mais adequada para agradecer. Longe de possíveis explicações racionais, ser agradecido é uma atitude encantadora, expressão profunda de afeto e reconhecimento pelo bem recebido.

A gratidão é um necessário aprendizado, condição para fortalecer os laços fraternos e provocar profunda alegria. Além do convencional ‘muito obrigado’, é importante que vire rotina gestos de profundo agradecimento. Mesmo não havendo necessidade, nunca é demais agradecer. Os gestos de gratidão falam mais do que as palavras. São marcas que eternizam, sinais que permanecem, lembranças que harmonizam, laços que se entrelaçam.

O pinguim não se importa em ter que enfrentar temperaturas bem diferentes do seu habitat natural, mas não deixa de voltar para onde foi acolhido e cuidado. A ciência, talvez, se ocupe em decifrar se é instinto ou algo específico da própria espécie. Olhos sensíveis experimentam profunda alegria ao saber da trajetória anual daquele pinguim, salvo pelas mãos calejadas de um humilde pedreiro. Um ensinamento com muitas lições de vida.

Para o equilíbrio do meio ambiente e proteção das espécies, é necessário que surjam muitos ‘pedreiros’, com coração sensível e cuidador. O planeta é a casa comum onde todos podem se abrigar. A consciência, quanto ao valor do meio ambiente, deve ser lapidada continuamente. Gestos generosos sempre serão recompensados. A gratidão pode ser percebida de muitas formas. Todos os anos, o pinguim volta para agradecer. A cada amanhecer a luz do sol se faz gratidão. A natureza é feita de infinitos sinais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário