quinta-feira, 10 de março de 2016

EU E O OUTRO

Na diversidade da comunidade de vida somos todos outros uns aos outros. O bárbaro é aquele que se fecha sobre si e ainda não aprendeu que o mundo é maior que seu umbigo, sua família, sua tribo, sua aldeia, sua cultura, sua nacionalidade. Bárbaro é o que diminui, nega e mata o outro.

O outro é o não-eu. O outro é o diferente, o fora do círculo do eu. O outro é aquele que está além da margem da identidade. Identidade que só é possível ser definida na relação com o outro. Negando o outro, nego-me, pois o eu só é verdadeiramente eu na relação. Elimine a relação e o que sobra será uma abstração. Quão sem vida é uma abstração!

Civilizado é aquele que aprendeu a conviver com o outro. Civilizado é aquele que aprendeu a respeitar o outro. Civilizado é o homem urbano que saiu da caverna e aperta a mão, dá bom dia, trabalha junto com o outro, convive e ama o outro que pode ser negro, índio, branco, amarelo, mulher, deficiente físico, homossexual, transexual, prostituta, estrangeiro... Civilizado é o homem e a mulher que inclui o outro no seu universo de relações e de respeito. Civilizado é o humano que aprendeu a tratar o outro com dignidade, respeito e hospitalidade. Civilizado é o que superou o racismo, o machismo, o nacionalismo. Civilizado é o que abriu o leque da consciência e da ação efetiva na vivência harmoniosa da biodiversidade da comunidade de vida.

A civilização é uma permanente vigilância e cerceamento dos nossos instintos de exclusão e de negação do outro. Civilizado é aquele que trocou a violência pelo diálogo, pela acordo, pela conversa, pelo olhar no face a face, pela escuta do apelo que vem do outro. Civilizado é o que superou o olho por olho dente por dente. Civilizado é o que incorporou a ideia de que a vida do outro vale a sua. Civilizado e o humano ético que cai fora do círculo de violência que o desejo mimético lhe impõe. Civilizado é o que não faz vítimas, sobretudo vítimas inocentes. Civilizado é Jesus que morre para desnudar a violência de um sistema de morte que se alimenta do sangue inocente.

Ético e civilizado é aquele que inclui o outro, respeita o outro, defende o outro, aprende do outro, se solidariza com o outro. Ético e civilizado é o que não se sente bem quando o outro sofre e morre. Ético é o que ainda experimenta os sentimentos morais de culpa, vergonha e indignação sempre que o outro sofre e é vítima inocente. Ético é o que é incapaz de fazer mal ao outro. Ético é aquele que reconhece que o outro por excelência é o Animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário