sexta-feira, 25 de abril de 2014

VONTADE DE VOAR: QUEM NÃO TEVE?

Quem nunca desejou voar como os pássaros? Desde os primórdios da história, o homem vem tentando domar os ventos. Alguns com a intenção de experimentar a liberdade dos pássaros, outros para se aproximar dos deuses. Motivos não faltavam, o fato é que todos tinham uma mesma meta: voar. Abaixo, as diferentes invenções que ajudaram o homem a conquistar o ar.

Balonismo - A primeira demonstração de um objeto voador foi feita pelo padre brasileiro Bartholomeu de Gusmão. Em 1709, ele apresentou ao Rei João V de Portugal um balão que subiu cerca de quatro metros, mas incendiou. Só em 1783 ocorreu o verdadeiro nascimento das atividades aéreas, com o vôo do balão dos irmãos franceses Joseph e Etienne Montgolfier, que atingiu 2.000 metros de altura.
No começo, os balões serviam à espionagem nas guerras. Napoleão Bonaparte usava-os para observar as movimentações na retaguarda do inimigo e estudar o terreno da batalha.

Asa delta - Surgiu depois da II Guerra Mundial. O pesquisador Francis Rogallo foi o primeiro a registrar a patente das asas flexíveis, em 1951.
A história no Brasil começou quando um piloto francês fez um vôo do alto do Corcovado, no Rio de Janeiro, em 1974. A façanha despertou a atenção e logo surgiram interessados em aprender. O primeiro brasileiro a voar de asa delta foi Luiz Cláudio, em 7 de setembro de 1974, no RJ. Atualmente, a Associação Brasileira de Vôo Livre possui afiliadas em 11 Estados e o esporte é praticado por mais de 2.500 pilotos.

Parapente - A história do parapente começou nas pesquisas para retorno de cápsulas espaciais à Terra. O pára-quedista norte-americano e engenheiro em aerodinâmica David Barish dedicou-se à criação de um novo pára-quedas, especialmente destinado ao projeto Apolo, da NASA. David produziu alguns protótipos, até que, em 1965, ele construiu uma nova espécie de pára-quedas, batizada depois de parapente ou paraglider.
No Brasil, o parapente surgiu em meados da década de 80. Hoje o esporte é praticado por mais de 100 mil pessoas em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário