segunda-feira, 28 de abril de 2014

FILHO DE TIGRE, TIGRINHO É,

Há um dito popular que expressa muito bem os fatos da vida, onde percebemos que os filhos, muitas vezes, seguem o caminho dos pais, especialmente no sentido artístico da vida - “filho de peixe, peixinho é”.
Há muito de genético nesta realidade. Também há muito de cultural. Nós não somos frutos apenas de nós mesmos, isolados. Somos a soma do “nós e as circunstâncias”. Quer dizer, decidem muito em nossa personalidade a cultura, os costumes e as vivências do meio ambiente.
Filho de músico, músico é. Nem sempre acontece assim, mas em geral é isso mesmo. Nas histórias de instrumentistas e de cantores entram as histórias do pai ou da mãe cantores ou musicistas. Num clima de música em que a criança nasce e cresce, vai se formando um novo músico. Os gênios se fazem. Nada é de graça. Nem é fruto de vidas passadas. Nem são encarnações de outros gênios. Tudo é fruto da genética e do meio ambiente.
Filho de escritor, escritor é. Num ambiente onde se nasce ouvindo o pai e a mãe falar de livros, de autores, de histórias, somente pode crescer alguém que também desperte para esse dom. Deste fato nasce a importância de se criar em casa um clima de leitura, um clima cultural, onde os pequenos gênios vão assimilando a mesma seiva todo dia.
Filho de ladrão, ladrão é. Não precisamos nos transportar para ambientes de corrupção e ladroagem de nossos políticos e governantes. Não precisamos ir longe. Não precisamos chegar no ambiente político do Senado e da Câmara de Deputados, onde há professores de ladroagem. Nem precisamos pensar nos ladrões clássicos que estão na cadeia ou andam soltos por aí. Nossos ambientes de família e escola, de empresa e de rua, de boteco e de mercado, são uma escola permanente de engano e ladroagem. A criança que nasce e cresce nesse ambiente, simplesmente vai se tornando outra pessoa na corrente da ladroagem. Onde estão, e quando é que pais e mães vão decidir educar os filhos, pela sua vida e palavras, para a justiça, a verdade e o respeito?
Filho da justiça, justo é. Não estou falando de justiça-instituição. No Brasil a justiça é uma lição de injustiça. Quando se nasce e se cresce num ambiente de justiça, fica mais fácil crescer como pessoa justa. Num pomar de justiça, a árvore ali plantada também crescerá, florirá e frutificará em obras de justiça. Pai e mãe justos, filhos justos. Professores e professoras justos, alunos mais justos. Ambiente regado com a água da justiça produzirá obras de justiça. Macieira só poderá dar maçãs. As modificações genéticas estão transformando muitas realidades, mas o princípio é sempre o mesmo. É bom andarmos no caminho do natural. Assim como cada fruteira produz os frutos de seu destino, assim cada casal produzirá os frutos filhos, dependendo da árvore que são. Se constatamos em nossa sociedade muitos filhos agressivos, revoltados e violentos, é porque, em vez de duas macieiras, dois espinheiros se encontraram e produziram novos espinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário