segunda-feira, 21 de abril de 2014

APRENDER A SUPORTAR-SE É UMA ARTE

Não falo do suportar a dor e a doença. Nem falo do suportar a cruz e o peso da vida, ou do suportar as pessoas e o tipo de vida que se escolheu Falo das pessoas que não se suportam como gente e nem suportam sua solidão e seu isolamento. Porque não se suportam, as pessoas buscam fugas e compensações.
A BUSCA DO BARULHO é uma fuga de si mesmo. Um sinal do não suportar-se. É o rádio ligado todo o tempo e a todo volume e o televisor criando a ilusão de presença de gente. É o carro passando na rua, invadindo espaços privados com um som violento. É a banda estourando os tímpanos nos salões, danceterias e baladas. São os fones nos ouvidos, batendo de perto um som louco, que faz esquecer problemas e solidões. As pessoas não se suportam e buscam no barulho uma fuga permanente.
A VIDA NA PRESSA E NA VELOCIDADE faz a pessoa fugir de si, cultivando o pensamento acelerado. A pressa não permite que a pessoa sente e se sinta em sua realidade.
AS PESSOAS NÃO SE SUPORTAM em sua ansiedade e insegurança e alimentam farmácias e drogarias, sabendo que tudo é paliativo, mas que no momento é a solução mais fácil para enganar as emoções e frustrações.
AS PESSOAS BUSCAM NAS DROGAS E NO ÁLCOOL uma tentativa de abafar a solidão e a vida insuportável. Os efeitos da droga e do álcool passam e permanece o desastre no corpo e o vazio na mente.
AS PESSOAS SE LANÇAM NO PRAZER sem medida para tentar preencher a fome de paz e felicidade e esbarram com o ilusório. Busca-se o prazer pelo prazer. O sexo, como nunca, se tornou uma válvula de escape paras todas as idades. Deixou de ser encontro de pessoas para ser uma tentativa de preenchimento do vazio do coração.
AS PESSOAS NÃO SE SUPORTAM MAIS e tentam compensar no comer e no beber uma maneira de enganar a natureza. A obesidade tornou-se um problema e uma doença.
AS PESSOAS CRIAM DOENÇAS para si para poder atrair para si, através da compaixão, parentes, pessoas amigas e médicos. Muitas doenças são criadas porque as pessoas se cansaram de não se sentirem amadas.
PESSOAS SE LANÇAM NUMA RELIGIOSIDADE doentia para superar a solidão. Estão presentes em todos os atos religiosos, de todas as religiões, fazem todo tipo de oração e promessas, mas permanecem sempre na mesma situação, numa religião de fuga em vez de realização.
É PRECISO TREINAR-SE PARA SUPORTAR-SE. Treinar-se para permanecer em si. Ser capaz de estar só. Conversar consigo. Gostar-se. Criar dentro de si uma ligação com todas as pessoas e todos os seres e com o Criador. Buscar a própria identidade. Sentir-se amado e amar. Sentir-se envolvido pelo universo e pela humanidade. Somente assim, uma a uma, as fugas e as compensações serão dispensadas. Aprender a suportar-se é uma arte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário