terça-feira, 15 de abril de 2014

SOMOS O QUE SOMOS, PELA EDUCAÇÃO OU POR FALTA DELA

Nascida numa família pobre, mas carinhosa, Isabel aprendeu a ternura dos pequenos gestos. Como professora, privilegiava as crianças mais problemáticas e tristes. “Eu amo você tal como é” era sua frase costumeira. Essa foi a frase que ela disse a um aluno rebelde - Wilson - que acabou em sua classe. Se não desse certo, seria expulso da escola. Aos poucos a semente foi germinando e o menino rebelde começou a chamar a professora de mamãe.
Anos depois, Isabel recebeu um convite para a formatura em psicologia, de um antigo aluno, chamado Wilson. Espero que mamãe se lembre de mim! Eu era aquele moleque terrível que ia ser expulso da escola e você me acolheu e me deu uma oportunidade. A professora imaginou que a palavra mamãe objetivava apenas recordar quem era ele. Wilson havia sido escolhido o orador da turma e iniciou dizendo: quero compartilhar a alegria deste dia com vocês e com minhas duas mães... E esclareceu: tive o privilégio de ter duas mães e ambas, hoje, estão aqui.
“A primeira mãe se chama Josefa. Ela me deu a vida e passou a juventude esfregando o chão e lavando a roupa para que eu crescesse sadio e forte. E jamais fez qualquer coisa que eu pudesse me envergonhar dela. A segunda mãe se chama Isabel, minha professora, a pessoa que me gerou para uma vida com sentido, alimentou meu coração e acreditou em mim. Sem ela eu teria sido, provavelmente, um malandro, um desocupado e, só Deus sabe onde estaria hoje. Por isso, quero que ela ouça, diante de todos vocês, que eu a chamo de mamãe, não por brincadeira, mas porque assim a considero”.
Toda a criança tem duas chances de ser feliz. A primeira delas é o próprio lar, onde ela tem o direito de amar e ser amada, o direito de sonhar e ser encaminhada na vida. A outra chance é dada pela escola. E essa chance cresce de valor quando a criança vem de um lar desfeito onde é maltratada física e moralmente. Aí ela entende que um mundo diferente é possível. É no lar e na escola onde fazemos a provisão de ternura que nos acompanhará o resto da vida.
Ser amada assim como ela é - direito fundamental da criança. A partir dessa aceitação, a criança começa a mudar. Essa é a maneira de Deus agir. Ele nos ama assim como somos. E isso porque o amor não parte de nós, mas Dele. A medida do amor de Deus não é determinada pelo nosso merecimento. Ele nos ama, não porque merecemos, mas por que precisamos.
O amor exigente é a única maneira de mudar uma pessoa. Um indivíduo chega a ser o que é pela educação ou pela falta dela. Quantas pessoas, que hoje nos assustam, seriam pessoas maravilhosas se tivessem encontrado uma verdadeira mãe, uma verdadeira mestra. Educar é encaminhar alguém na direção da felicidade. É a semente mágica que um dia produzirá frutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário