domingo, 13 de abril de 2014

NA VERDADE, SOMOS TODOS APRENDIZES.

Uma poderosa multinacional fabricava diferentes produtos de limpeza. Uma das máquinas - setor de dentifrício - começou a apresentar um pequeno problema. Algumas caixas passavam pela esteira, mas sem o tubo. E isso acabava criando sérios problemas. A empresa perdeu alguns contratos e foi acionada pelo Procon. Para solucionar o problema foram contratados dois peritos. Depois de dois meses de trabalho apresentaram a solução. Um sofisticado programa de computador, agregado a uma balança supersensível denunciava a falha. A máquina parava e o sistema hidráulico estendia um braço mecânico, que recolhia a caixinha vazia. A empresa desembolsou cerca de 900 mil reais na operação.
Passaram-se dois meses e não apareceu nenhuma reclamação. O fato merecia uma comemoração. Foram chamados os engenheiros e os diretores da empresa para uma foto oficial. Por curiosidade, um dos diretores examinou o livro de ocorrências e lá se dizia que o complicado sistema estava desligado há 45 dias. Chamaram os operários encarregados e eles confirmaram o fato. O novo sistema funcionava, mas ocasionava outros problemas, inclusive a diminuição da produção.
Aí eles resolveram o problema do jeito deles. Buscaram no almoxarifado um ventilador, que colocaram ao lado da esteira. A simples pressão do ar jogava no chão as caixas vazias. Os engenheiros haviam solucionado o problema à sua maneira, não a melhor das maneiras. Mas os empregados, a custo zero, resolveram o problema.
O ventilador foi mais importante que o computador. O bom senso superou a técnica.
De um perito na Idade Média - Pico De La Mirandola - dizia-se que conhecia todas as coisas e... algo mais. Ninguém sabe tudo. A sabedoria não é privilégio de ninguém. Uns sabem algumas coisas, outros sabem outras coisas. Todos têm sua verdade. E todos, na família, na empresa, na sociedade e na Igreja devem ser ouvidos. De resto, aquele que não ajuda a construir um projeto não terá muitas motivações para obedecê-lo.
O próprio Cristo teve palavras duras contra os autossuficientes do seu tempo que imaginavam saber tudo. Não iriam entrar no céu e procuravam dificultar o caminho dos outros. Na Igreja não são apenas uns poucos que têm o privilégio do Espírito Santo. As pessoas simples, muitas vezes, podem ensinar aos doutores. O próprio Jesus garantiu que Deus esconde a sabedoria aos orgulhosos e a revela aos pequeninos. Ninguém é tão sábio que não possa aprender e ninguém é tão simples e ignorante que não possa ensinar alguma coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário