quinta-feira, 10 de abril de 2014

ENQUANTO OS VENTOS SOPRAM

Um fazendeiro possuía uma vasta lavoura no litoral. As tempestades eram frequentes e devastadoras. Havia ainda o problema com os empregados. Eles tinham pouca iniciativa e não permaneciam no emprego. O problema maior estava com o gerente. Era difícil - mesmo com bom salário - encontrar a pessoa ideal. Um homem tranquilo, faixa dos 40 anos, se candidatou ao emprego e como maior qualidade ele declarou: eu posso dormir enquanto os ventos sopram.
Sem entender a afirmação, mas precisando de um gerente, o patrão determinou que ele assumisse imediatamente. Durante o dia ele permanecia sempre ocupado, embora os resultados não fossem visíveis. Parecia saber o que estava fazendo.
Algumas semanas depois, a tempestade chegou, no começo de uma noite. Ventos muito fortes, nuvens carregadas, relâmpagos, desenhavam um quadro de medo e perigo. O patrão procurou o gerente, que estava dormindo. Irritado, o fazendeiro pediu que ele tomasse as providências necessárias, mas ele - aparentemente de maneira irresponsável - limitou-se a dizer: eu posso dormir enquanto os ventos sopram. E voltou a dormir.
Amanhã ele será despedido, determinou o patrão. Agora precisava agir rapidamente para enfrentar a tempestade. Logo notou que nenhuma providência era necessária. O gerente amarrara os feixes de feno, trancara as portas dos galpões, os currais e os galinheiros estavam em segurança e em perfeita ordem. Aliviado, o patrão entendeu a filosofia do empregado: mesmo na tempestade ele poderia dormir. Ele se antecipara aos problemas.
As tempestades fazem parte da vida das pessoas e comunidades. Muitas vezes, as borrascas são repentinas e não dão chances de providências na última hora. É inteligente a pessoa preparar-se para a tempestade. “São as tempestades que fazem a história avançar” afirma o historiador inglês Arnold Toynbee. Mas não podemos ser surpreendidos por elas. E devemos aprender com elas.
A solução dos grandes problemas passa sempre pela educação. Educar é ensinar como lidar com as tempestades. E aprender a perceber seus sinais, quando ainda estão além dos horizontes. O Evangelho fala das tempestades que podem causar ruína ou não. As casas com alicerce sobre a rocha resistem aos ventos e à fúria da natureza. Os que constroem sobre a rocha, podem dormir.  Mas quem constrói sobre as areias, só pode esperar o pior. E de nada adiantará ficar acordado enquanto os ventos sopram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário