segunda-feira, 7 de abril de 2014

QUEM É UMA PESSOA INTELIGENTE?

Quem é a pessoa inteligente? Em geral, classifica-se de inteligente uma pessoa que tem facilidade de armazenar muitos conhecimentos. Que se sai bem na escola. Quem é um profissional eficiente. Mas a vida do dia-a-dia mostra que nem sempre isso é verdade. Mostra que ser inteligente ultrapassa a capacidade do conhecimento.
Inteligente é a pessoa que tem a arte de amar a vida. A história da humanidade revela que existiram filósofos e escritores que se suicidaram. Nessas pessoas faltou o amor pela vida e por tudo aquilo que promove a vida. Precisamos pessoas inteligentes, não para criar poluição e destruição do planeta Terra, mas para promover tudo o que favorece a vida.
Inteligente é a pessoa que aprecia o belo. Ver, amar e contemplar a beleza é sinal de inteligência. O materialista nunca diz: olhe que beleza! Ele só sabe dizer: isso vai me dar lucro. É tão curto de inteligência que somente é capaz de ver o mundo material e não sabe ultrapassá-lo para ver seu significado.
Inteligente é a pessoa que vive a serenidade. Sabe fazer a distinção. Sabe dar um passo por vez. Sabe separar os fatos e penetrá-los. A pessoa inteligente não se altera. Antes de falar e criticar, sabe parar, olhar e deixar o fato falar. Fala pouco e somente o que é necessário. Quem muito fala é pouco inteligente, porque precisa de muitas palavras para dizer o pouco que sabe.
Inteligente é quem sabe gerenciar os pensamentos. Gerenciar é tomar a direção dos pensamentos. É ser dono de si mesmo. É ter autodomínio. É ter autocontrole. Gerenciar os pensamentos é cultivar a capacidade de reflexão para falar na hora certa, do jeito certo e para as pessoas certas.
Inteligente é a pessoa que se coloca no lugar do outro. É o respeito pelo outro. Sabe que todos são inteligentes. Todos são fonte de pensamentos. Todos têm sua opinião a respeito dos acontecimentos e da vida. A pessoa de pouca inteligência fala sem pedir licença para chegar. Fala sem perceber se a outra pessoa está interessada em escutar. Colocar-se no lugar do outro é saber que cada pessoa tem suas emoções e problemas, suas limitações e frustrações.
Inteligente é a pessoa que trabalha suas perdas e frustrações. Não lamenta. Não se amargura. Não culpa nada e ninguém. Não acusa. Sabe parar diante das perdas, sabe sentir-se em suas frustrações e bloqueios e vai se libertando com categoria, sempre olhando para frente. Sabe que a vida é infinita e abre gratuitamente novas portas e janelas.
Inteligente é a pessoa que é solidária. Sabe que pensar e decidir sozinha é sempre perigoso. Sabe que viver egoisticamente é escolher a pobreza. A riqueza na pessoa se revela na capacidade de viver, escolher e decidir juntos. A solidariedade se manifesta na capacidade de trabalhar e viver em equipe. Diante dessas características, e de muitas outras, somos convidados a nos sentar e nos perceber se somos pessoas inteligentes ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário