quarta-feira, 2 de junho de 2010

NOSSO CORPO: A EXPRESSÃO DA VIDA.

Há olhos que erguem. Um olhar pode ajudar muito mais que uma palavra. Dois olhares que se encontram comunicam muito mais que palavras. De repente duas lágrimas rolam. São lágrimas que comunicam muito mais que palavras.

Há olhares que ferem e matam. O olhar de desprezo e sarcasmo, o olhar que traduz raiva e ódio mata muito mais que a força das mãos. Quem já não se sentiu esmagado por um olhar de desprezo? Há olhares indiferentes, há olhares medrosos. Quantos olhos têm medo de se encontrar com outros olhos!
Assim como os olhos falam, todo nosso corpo fala. Nosso corpo é expressão da vida. É expressão de nossos sentimentos. As mãos falam. As mãos expressam agressividade ou serviço. Mãos fechadas que manifestam egoísmo ou violência. Mãos abertas que ajudam e estão sempre dispostas a servir. Mãos que se unem como gesto de fraternidade. Mãos que se erguem como súplica de oração. Assim são nossos braços. Assim é nosso rosto que manifesta todas as situações de nossa vida. O rosto é o espelho da vida. Como está o rosto assim está o coração.
Nossa experiência confirma que quem fala demais erra muito. Nossa experiência sabe que as palavras confundem. Quantas brigas e discussões nascem de palavras mal usadas. O silêncio vale ouro, nos diz o provérbio. Quem cala não erra. Quem cala aprende. Quem sempre fala pouco aprende. Essa é a verdade que a vida ensina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário