quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

OS TIJOLOS DA CAPELA

Resultado de imagem para tijolos

Sempre gostei de histórias de vida, de caminhos trilhados por pessoas humildes, em busca de determinados objetivos, de experiências exigentes que resultaram, posteriormente, em verdadeiras fontes de alegria e realização. Independente da condição e da formação, todos carregam consigo uma dose significativa de sabedoria que, cedo ou tarde, permitirá escolhas estratégicas e grandes conquistas, principalmente no que diz respeito à paz interior. No campo da espiritualidade, muitas pessoas tiveram momentos místicos, experiências extraordinárias, ao ponto de ser impossível traduzir em palavras. Certa vez, Santa Teresa de Ávila, fundadora das Irmãs Carmelitas, entrou na capela para adorar o Santíssimo. Ela disse, num determinado momento, a Jesus Eucarístico: “Senhor, eu não estou com a menor vontade de Te adorar. Mas, para ficar na Tua presença, vou contar os tijolos dessa capela.” Tempos depois, perguntando a Jesus quando foi que ela melhor O adorou, Jesus respondeu: “Quando você não sentiu vontade, Teresa, mesmo assim ficou comigo.”

Não são poucos os momentos em que somos convocados a realizar determinadas tarefas ou cumprir certas obrigações, inerentes ao nosso estado de vida, sem ter sempre toda aquela empolgação e entusiasmo. Porém, por acreditar na fidelidade, realizamos o que faz parte das obrigações, sem dar ouvidos ao sentimento de falta de vontade. O estado emocional varia continuamente. Ninguém consegue ficar muito bem, durante as 24 horas de um dia. A afetividade é visitada por muitos pensamentos, dúvidas, desconfortos e até desencontros. Nem sempre nos saímos bem na administração do nosso emocional. Porém, o esforço, o desejo em quere acertar, a convicção quanto ao valor da fidelidade podem simplesmente surpreender. Os relatos de pequenas vitórias fazem parte do histórico de todos aqueles que não se deixam guiar apenas pela vontade, mas pela opção de vida e suas decorrentes obrigações.

Santa Teresa de Ávila, humana como todos nós, ensina que é possível vencer a tentação de deixar para depois, de fazer de qualquer jeito, de dar ouvidos somente à vontade. Vencer a si mesmo é uma tarefa árdua. Se não houver empenho, dedicação e disciplina os melhores capítulos da vida permanecerão, apenas, como simples rascunhos. A superação, isto é, ir além daqueles limites que a vontade tenta impor, é possível para todos. Não se trata de uma tarefa simples e corriqueira, mas de uma força extraordinária que só se mantém viva naqueles corações que não abrem mão de cultivar a espiritualidade. Contar tijolos na capela não deixa de ser uma dica para todos os que buscam cultivar a transcendência, mas que nem sempre estão acompanhados da quantidade ideal de afeto. Fazer algo porque tem que ser feito não é apenas uma obrigação, mas é uma forma amorosa de manter-se fiel por todos os dias da vida. Fidelidade e felicidade caminham juntas, eternamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário