segunda-feira, 20 de outubro de 2014

SOMOS SERES EM CONSTRUÇÃO.


É o trabalho de toda a criatura humana. É a missão humana. A história é simples. Aceitemos ou não, somos obra do Criador. Ele nos fez à sua imagem: “Somos criados à imagem e semelhança Dele.Porém, não somos obra acabada. Somos seres em construção. Há uma vida toda para essa construção. Uma vida para tirar de dentro de nós aquilo que Deus espera. E Deus espera que eu realize minha vocação. Que eu cumpra meu caminho. Que não passe inutilmente sobre esta terra.
Conta a história que Michelangelo,o grande pintor e escultor italiano, dando uma explicação sobre a arte de esculpir disse: “A imagem que eu quero esculpir desta pedra ou desta madeira já está ali. Todo trabalho meu é tirar as sobras, é eliminar o que esconde a imagem.”

Para um materialista, uma pedra é uma simples pedra. Para um escultor, a pedra guarda o segredo de um trabalho a ser executado.
Mas, além da criatura humana, ser um escultor da natureza, ter a missão de ser escultor de si mesmo. Há um ideal dentro de cada ser humano de ser perfeito e realizado. Ninguém nasceu para ser um frustrado. Todos nascem e crescem e vivem seus anos para realizar esse trabalho de esculpir-se a si mesmo. De tornar-se aquilo que o idealizador do plano pensou.
Esculpir-se é ter um objetivo e querer chegar lá. É cultivar as virtudes que estão em nosso interior. As virtudes são o rosto lindo que está dentro nós. É o rosto da paz e da beleza. É a possibilidade da fé e da esperança.
Os defeitos são o lado ainda bruto da pedra e da madeira. Os defeitos são o lado a ser trabalhado para que desapareçam as sobras que impedem de ver e apreciar o segredo escondido.
Neste trabalho de artistas de si mesmos, podemos contar com pessoas que nos ajudem. Podemos formar um atelier. É a cooperação. Muito mais felizes e eficazes seríamos se permitíssemos que outros escultores nos ajudassem. Fizessem parte de nossa vida. Que a família decidisse ser um atelier entre pais e filhos. Que a vida de comunidade possibilitasse colaboração um com o outro. De dentro de cada pessoa iria aparecendo a riqueza da personalidade. A variedade dos rostos.
Acima de tudo, há uma missão em toda criatura. Missão de fazer aparecer o rosto do Criador, origem de todos os rostos. Porém, como fazer aparecer o rosto do artista-Deus, no rosto de um ladrão e de um drogado? Em cada rosto de político e dos que têm o coração cheio de ódio? É bem mais fácil ver o rosto de Deus nos olhos de um santo, de um justo e de uma pessoa de fé. É mais fácil esculpir o rosto de Deus numa tela de uma criança e de um velhinho que cumpriu sua missão.
Mas, acima de tudo, minha missão é minha. Tenho que ser um espelho de mim mesmo e olhar-me. Ver-me a cada dia mais esculpido e feliz por me sentir parecido com o rosto do Criador, que se concretiza no rosto do Cristo. Nele estão todos os rostos. Rostos que encontraram o caminho da realização e outros que estão a caminho da descoberta de si mesmos

Nenhum comentário:

Postar um comentário