sábado, 25 de outubro de 2014

AS PERGUNTAS DA VIDA.

Eu sou uma pergunta. Minha cabeça é um ponto de interrogação. Meu coração é um livro feito de interrogações. Sou uma interrogação caminhante. Olho-me e interrogo-me. Escuto-me e surge um porque. Sinto-me, e as sensações se transformam em interrogações.
A vida é uma pergunta.
Donde venho e como comecei?
O que estou fazendo neste mundo, neste planeta terra?
Para onde se endereça minha vida e qual meu ponto de chegada?
Por que eu sou brasileiro, homem, nascido aqui neste planeta terra?
A vida é uma pergunta.
Por que nasci? Por que em minha frente está a certeza da morte?
O que haverá depois da morte? Por que aqui estou se não pedi para nascer, nem escolhi sexo, cor, nem a família?
Na verdade a vida é uma imposição. Por que me impuseram viver?
Olho em mim e me faço infinitas perguntas. Olho ao redor e continuo me interrogando:
Por que uns são felizes e outros não? Uns são ricos e outros pobres? Uns são alegres e outros tristes? Uns adoram viver e outros buscam até o suicídio?
E por que o mistério do sofrimento?
Que sentido tem essa monotonia da vida - levantar, dormir, comer, trabalhar, se encontrar com as mesmas pessoas, repetir-se em todo o dia?
Há um mistério no comportamento humano. Há pessoas de bem e são perseguidas pelo sofrimento e injustiça! Outras são pessoas maldosas e são recompensadas com dinheiro, fama e sucesso!
A vida continua sendo uma pergunta.
Por que essa mistura de justiça e injustiça, de bem e de mal, de mentira e verdade, de vida e de morte, de céu e de inferno, de felicidade e de infelicidade?
Por que as pessoas se amam e se detestam?
A vida continua sendo uma pergunta.
Por que as pessoas permanecem sempre insatisfeitas?
Haverá algo do tamanho do coração humano?
Por que tantas perguntas de paz e de guerra?
E na bagagem de minha vida há tantas perguntas que não cabem nas malas de minha viagem. E porque não cabem, quero ter a alegria de ir me libertando de cada pergunta, não fugindo delas, mas conversando com elas para que me ensinem a viver.
Estou aprendendo que viver é ir constantemente encontrando respostas para as perguntas da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário