segunda-feira, 6 de outubro de 2014

HÁ UM SONHO NO CORAÇÃO DA HUMANIDADE

Ser eterno é um privilégio. É participar da vida de Deus. É ter começado a existir e não acabar mais. Isso, para quem faz o bem. E como fica para os que se autodestroem e que não alimentaram o sonho de eternizar-se? Acabam ali onde acaba a matéria?
Nasce em mim outra questão. A pessoa humana tem o grande desejo de viver sempre. De eternizar-se. É por isso que existem a medicina e os remédios que tentam prolongar a vida. Mas a questão que nasce em mim é essa: e as flores, os pássaros, as estrelas desaparecerão ou também terão um sentido de eternidade? Tudo será destruído ou o que é belo, justo e santo permanece?
Não dá para imaginar que os pássaros, tão lindos e tão livres, não sejam eternos! Não dá para imaginar a beleza das flores e dos jardins sendo destruída pela mão humana! Nem dá para imaginar noites sem estrelas, mares sem peixes e manhãs sem o nascer do sol!
Não fosse o cultivo do sentido de eternidade, muito mais pessoas buscariam o suicídio e a autodestruição. Mas há no coração das pessoas, de todos os tempos, o mesmo desejo de sobrevivência. E por que em certo número de pessoas o desejo de morte se torna mais forte do que a morte? Por que muitas pessoas alimentam o desejo da vida, de uma vida em alegria e em prazer, e em outras há a busca da morte e da destruição?
Tudo é um mistério!
Mas é preciso crer para poder alimentar o sentido do eternizar-se. Crer que aquilo que eu escolho e faço não tem fim, mas tem o gosto de eternidade. Essa escolha me leva a apostar no eterno. Essa escolha me faz gastar as energias num objetivo certo. Faz-me dormir e acordar porque em mim há um ponto de partida e de chegada. Leva-me a viver o que faço com amor, porque somente o amor eterniza as ações e os sentimentos. Leva-me a ocupar o tempo com alegria, porque é no tempo que construímos a eternidade.
Podemos dividir a humanidade. Humanidade constituída pelos familiares que vivem comigo, pelos meus companheiros de trabalho, pelos meus vizinhos... Podemos dividir essa humanidade em quem acredita na eternidade e em quem vive indiferente perante o fato. A indiferença perante o fato coloca muita gente numa atitude de frieza.
Há um sonho no coração da criança que nasce: viver sempre. Há um sonho de levar consigo toda a bagagem que vai conseguindo amontoar na vida. Bagagem espiritual e de convivência.
Há um sonho no coração de cada homem e de cada mulher, especialmente naqueles homens e mulheres que se buscam para juntos conviverem, há um sonho de tudo fazer para não decepcionar-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário