quarta-feira, 15 de outubro de 2014

O VAZIO DO CORAÇÃO HUMANO


O caminho do atalho é sempre mais fácil. Nem sempre mais eficiente. Atalho implica facilidade. Significa comodismo. Nossa sociedade é uma procura de atalhos, tanto na vida pessoal e familiar quanto na vida de trabalho e de convivência.Casos concretos são os relacionamentos. Muda-se de relacionamentos como se muda de roupa. Os adolescentes são capazes de mudar diariamente os relacionamentos. Os adultos mudam conforme os interesses. É a sociedade da facilidade. Os culpados - e um dia irão bater no peito - são os que se declaram famosos e célebres. São carne e osso como qualquer pessoa, mas os meios de comunicação são capazes de distorcer toda a realidade. Nosso ser, se não encontra respostas que satisfazem, vai buscando atalhos, através de drogas, entre as quais a mais usada é o álcool. É buscado por todas as classes sociais. Mesmo o tabagismo é um caminho de fuga. Mas talvez o grande atalho que tenta satisfazer ao coração humano seja a sexualidade desenfreada. Ninguém segura um adolescente em seus desejos sexuais. Nem mesmo os adultos.
Há somente uma lei que faz superar os atalhos. É a lei do amor. A publicidade não faz outra coisa senão tentar preencher os vazios das pessoas. Eu não paro diante das vitrines. Não fico encantado com os comerciais lindíssimos dos meios de comunicação. Tudo isso desperta e cria novos desejos. Esses desejos fazem comprar e gastar o que não se precisa.
Como enfrentar o vazio? O vazio pessoal e social? O vazio familiar? E o mais pesado de todos, o vazio espiritual? Mas talvez o vazio mais violento e difícil de preencher é a perda de si mesmo. É esquecer-se de ser criatura de Deus e viver como coisa ou como pequeno deus. É esquecer-se do sentido da existência. Olhando para trás, perguntar-se de onde veio. Olhando o futuro e ver bem claro o caminho a percorrer. Vivendo o presente e sentir segurança de que a vida tem sentido, e é possível preencher o vazio vivendo o humano e o divino que está em nosso coração. O vazio do coração humano tem somente um caminho de solução. Somente uma direção. Somente um alimento. Não há como fingir em pequenas soluções. A solução única é misturar nossos desejos com os desejos de Deus. Somente Deus pode preencher o vazio humano. Até que a sociedade não se organizar em grupos de bom relacionamento o vazio permanecerá, vai continuar doendo e levar à busca de compensações.
O mestre Jesus, em sua sabedoria e estratégia de satisfazer o coração humano, colocou para a humanidade, de todos os tempos e todas as raças, o mandamento do amor. É no cumprimento desse mandamento que as pessoas vivem e se realizam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário