terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

"VOCÊ PODE, VOCÊ VAI CONSEGUIR".

Há pessoas que povoam suas vidas com lamentações. “Tudo para mim é difícil, o mundo está contra mim, ninguém me dá valor, ninguém reconhece minha capacidade”. O coro é engrossado por muitas mães: meu filho não tem sorte, ninguém lhe dá oportunidades, quando ele está bem no emprego, ele é despedido. Até no amor não tem sorte. Ele faz tudo bem feito, mas não sai do chão.
Um desses desanimados procurou um mestre. Pretendia que sua sorte mudasse, queria melhorar na vida. Agora não tenho tempo disse o mestre. Se você me ajudar, mais adiante falamos. E entregou a ele um anel e pediu que fosse ao mercado da cidade e o vendesse. E só entregasse a quem lhe desse, em troca, uma moeda de ouro. Depois de algumas horas, desanimado, regressou. E explicou: as pessoas riam de mim, ninguém me deu a moeda de ouro. No máximo ofereceram-me duas pequenas moedas de bronze.
O mestre confiou a ele outra tarefa: vá até à esquina e peça ao joalheiro que avalie o anel e seu valor. Meia hora depois retornou: o ourives disse-me que o anel vale 56 moedas de ouro.
As coisas e as pessoas podem ser medidas pelas aparências ou pela realidade. Um perito é capaz de avaliar com exatidão uma joia e distinguir um diamante de uma pedra colorida. Já a pessoa tem uma avaliação própria. Ela estabelece seu valor. É o que chamamos de autoimagem positiva ou negativa. Isto depende, em grande parte, dos pais e da educação. A criança que é valorizada em casa está sendo preparada para o êxito. Já a criança criticada e diminuída está condicionada ao fracasso. Uma norma do bom senso garante: tudo o que é fácil hoje, já foi difícil. Vale o contrário: tudo o que é difícil poderá tornar-se fácil, desde que estejamos dispostos a pagar o preço exigido e não desanimarmos.
A criança que sempre houve dos pais: você não faz nada de certo, você nunca aprende, tua prima é menor, mas já sabe fazer as coisas bem feitas. Isto contribui para uma imagem negativa. Se dissermos a uma criança que ela é feia, passará a vida se achando feia, mesmo que o espelho diga o contrário. A tarefa dos pais é desafiar os filhos: “Você pode, você vai conseguir!”.
Se a pessoa não se der valor ninguém fará isto. Quando os filhotes estão crescidos, as aves os empurram para fora do ninho. Todos somos joias preciosas e andamos pelos mercados da vida e, muitas vezes, somos julgados de modo errado. Não podemos perder a confiança e descrer de nossos talentos. Nem todos dão para tudo, mas qualquer um pode triunfar num ponto. Nossa tarefa não é concorrer com os outros, mas concorrer conosco mesmos. Exigir de nós o máximo. Ou, para ficar nos ensinamentos do Evangelho, fazer render os talentos recebidos. A pior alternativa é enterrar os talentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário