sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

SORRIA!!!

Dom de Deus, a alegria é também uma conquista humana. Ela não tem sua origem numa piada ou no fundo de um copo. É uma maneira de viver e conviver. A pessoa alegre é um raio de sol que ilumina a todos quantos se aproximam dela. Alegria é um tempero que dá sabor a todos os dias. Algumas normas ajudam a afugentar a tristeza e manter a alegria:
Dê maior importância às coisas positivas. Ignore o pessimismo, os insultos, as críticas negativas. A vida é curta demais para ser maltratada com estes sentimentos menores. A maneira mais inteligente de responder a uma crítica injusta é ignorá-la. Se a crítica for procedente, leve-a em conta, mas não perca a alegria.
Evite julgar os outros. A pessoa é sempre um mistério e carrega consigo razões por nós desconhecidas. Prudentemente, o Evangelho nos pede: não julgueis. É virtude e sabedoria, uma vez que conhecemos tão pouco as pessoas que nos cercam. Julgar é colocar-se como juiz e referência da verdade.
Aprenda a perdoar. Para os gregos, a vingança era o mais refinado dos prazeres. O Evangelho nos ensina uma maneira inteligente de vingar-se: é perdoar. Perdoar é não aceitar que o mal tenha a última palavra. O bem é a única maneira de superar o mal. E o perdão torna feliz, principalmente, àquele que o concede. E esta alegria vem acompanhada pela paz. Guardar mágoas e ressentimentos é ingerir, continuamente, doses de veneno, imaginando que este veneno vá prejudicar o ofensor.
Faça coisas que teme. Ao evitar fazer alguma coisa ou assumir um desafio, pergunte-se o porquê desta atitude. As resistências que experimentamos, quase sempre, indicam um problema mal resolvido ou que não queremos encarar. Olhar os sentimentos e os fatos de frente é a atitude de pessoa madura e integrada. Os sentimentos que rejeitamos são como meninos de rua. Quando menos esperamos, eles nos assaltam.
Sorria mais. É o melhor cartão de visita. É uma ginástica para o rosto e para a alma. O sorriso significa que a pessoa é importante, inteligente e merece ser amada. O sorriso é também indulgência, é um incentivo a recomeçar. A pessoa também tem o direito de chorar, mas não tem o direito de se tornar amarga. O coração nos pertence e pode chorar, mas o rosto pertence aos outros e por isso deve sorrir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário