quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

ESPIRITUALIDADE

A comédia humana se une ao trágico no comportamento político, que faz rir e chorar. A mesma comédia e tragédia se manifestam na economia, na vida em família, na vida social, nos meios de comunicação e em todos os setores humanos. Tudo é motivo de rir e chorar. Não escapam disso nem as atitudes de manifestação religiosa e espiritual do ser humano. Cultos e celebrações, explosões religiosas com gritos e choros, com aleluias e desesperos, ritos frios, realizados sem coração e sem emoções, pregações que apelam para anjos e demônios, santos e orixás, criação de infernos e céus em mundos que não existem, tudo isso manifesta que estamos muito longe de sermos criaturas saídas das mãos do grande artista, que nos fez à sua imagem e semelhança. O desastre da espiritualidade é ter-se tornado criação de líderes religiosos de todos os tipos, que idealizam uma igreja ou um movimento religioso à sua imagem e semelhança. Ou ainda, do tamanho de seu bolso e ambição.
O DESASTRE DO ESPIRITUALISMO. Espiritualismo é a situação do viver fora do mundo. Fugindo da condição humana. Fugindo do pecado e da fragilidade humana. Quem se dispõe a aguentar pregações religiosas de pastores que, numa hora de sermão, dizem mais de trezentas vezes “a palavra do Senhor?”. Não há quem aguente um sermão onde somente se fala de Deus e da vontade de Deus. Não há quem suporte ler livros, escutar teólogos e pregadores de movimentos espiritualistas que esquecem o humano. Esquecem que temos os pés fincados no chão. Que temos raízes na terra. Que somos emoções e frustrações. Que somos grandeza e pequenez. O que dizer dos movimentos de igreja e atitudes de pregadores que não só desconhecem, mas desprezam a parapsicologia e a psicoterapia? É difícil realizar a cura divina sem a cura humana!
CULTIVAR UMA ESPIRITUALIDADE HUMANA. Temos que descer para melhor subir. Descer à nossa condição de pecadores, frágeis e limitados. Descer os degraus de nossas frustrações, medos, ansiedades, doenças, cansaços e situações humanas do cotidiano. Através de todas essas situações é possível realizar a subida. Nessa subida, feita com consciência de busca de realização, encontramos o caminho do coração. E se esse caminho se encontrar atrapalhado e sem rumos, podemos dispor da grande luz, que ilumina todos os caminhos e todos os corações, que é a pessoa de Jesus e sua Palavra. Ele, que soube descer até nós, vai nos ajudar a subir até Ele. A pessoa humana realiza sua espiritualidade a partir de dentro do seu ser, sem buscar um Deus nas nuvens e nas reflexões teológicas. Deus se deixa tocar e encontrar através do humano e do divino que está em nós. Tudo se passa dentro de nós. A busca da espiritualidade fora de nós é fuga da responsabilidade pessoal.
CULTIVAR UMA ESPIRITUALIDADE SADIA. Espiritualidade da alegria e do encontro, da esperança e do otimismo, da realização dos desejos e sonhos humanos, do amor-entrega ao Grande amor, da conquista da paz como resultado da harmonia global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário