domingo, 23 de fevereiro de 2014

DEIXE DEUS SALVAR O MUNDO.

U m homem rico e poderoso vivia cheio de preocupações. Embora tivesse tudo o que o mundo pode oferecer, não dormia, com reflexos negativos na saúde e, sobretudo, não era feliz. Trabalhava cada vez mais e enfeixava em suas mãos todas as decisões. Num dos raros momentos de descontração, ficou alguns minutos conversando com seu jardineiro. Sabendo das preocupações do patrão, o jardineiro observou: não é verdade que Deus conduzia o mundo antes que o senhor nascesse? Naturalmente, respondeu o patrão. E depois que o senhor partir, Deus vai continuar cuidando do mundo? Também é verdade, admitiu o patrão. Então, completou o jardineiro, porque não deixa que Ele conduza o mundo enquanto o senhor está nele?
No dia-a-dia encontramos duas alternativas em relação à nossa parceria com Deus. Há os que exigem que Deus faça tudo sozinho e solicitam a intervenção divina a cada momento. Chegam até pedir que Deus determine os resultados de um jogo de futebol... E se o adversário também rezar pedindo a vitória? O outro grupo dispensa Deus e pretende salvar o mundo sozinho. Os seguidores dessa alternativa trabalham demais, têm ideias determinadas sobre qualquer projeto e atividade. Eles não apenas dispensam Deus, mas também a opinião dos outros.
A salvação do mundo é obra de Deus. Mas Ele não quer fazer isso sozinho e estabeleceu uma parceria conosco. Essa parceria é regida por normas muito claras. Não podemos ocupar o lugar de Deus, mas não podemos exigir que Deus faça aquilo que nós mesmos podemos fazer. Deus e a oração não podem servir de desculpas a preguiçosos. Depois que tivermos feito tudo o que está ao nosso alcance, aí sim, podemos pedir a força divina.
Sabemos que Deus é bom e inteligente. Muitas vezes, em nossa prece, dizemos a Ele o que fazer, caso seja inteligente como nós... Deus quer a felicidade de seus filhos e filhas. E sabe quais os caminhos para a felicidade. Os mandamentos de Deus têm este objetivo: que seus filhos e filhas escolham o caminho certo.
O bom senso aponta uma norma prática em nossa relação com Deus. Devemos trabalhar como se tudo dependesse de nós, mas precisamos confiar porque tudo depende Dele. Temos o direito de pedir o pão, a paz, a saúde, a aprovação no exame final, desde que tenhamos feito a nossa parte. E nossa prece sempre deve ser temperada pela atitude de filhos e filhas: que a vontade do Pai seja feita. Ele salva o mundo, em parceria conosco, e tudo faz para que sejamos felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário