quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

SAUDADE OU ESPERANÇA?

A vida é para frente. Fico muito intrigado com quem fica preso ao passado! Com quem fica com os fatos pessoais do passado, com conquistas passadas, com tradições mortas e culturas que não têm mais vida. Pessoas presas a uma árvore que já está podre, a uma casa que está ruindo, a um objeto cheio de mofo. Muito pior que as coisas são as ideias e as emoções, as atitudes e os projetos de vida voltados para o passado.
Nosso corpo é voltado para frente. Todo ele. Somente é voltado para trás o órgão que joga fora o que não presta. Os olhos são feitos para ver o aqui e os horizontes infinitos. Os ouvidos são voltados para os sons que vem de longe. Nossas mãos e nossos pés tomam a direção do futuro. É difícil caminhar para trás! Somos um corpo aberto para o futuro.
A vida não é saudade. O sentimento de saudade é doentio. Lembra fatos e quer voltar. E não há volta. Voltar a situações de conforto. É a sociedade atual. Quanta gente pensa que vamos voltar um dia ao antigo esquema de família, de vizinhança e de comunidade. Não há volta! Por mais que se façam encontros familiares de gerações, por mais que se busquem canções e culturas passadas, não há como retornar. Para hoje são “vinhos novos em vasos novos”. Tudo é em vista do futuro. Tudo é lembrar ou relembrar, tudo é celebrar agora, voltados para o futuro. No hoje e no agora eu tomo na mão o passado e faço do momento presente um trampolim para fazer a história do futuro.
A vida é esperança. Fala-se muito do “paraíso perdido”. Ninguém perdeu o paraíso. O paraíso é uma conquista. Não está no passado. Não existiu “um paraíso , de águas abundantes, de pomares e jardins, de fraternidade entre animais e a espécie humana”. Esse paraíso é um desejo de Deus dentro de nós. Um desejo a ser conquistado dia-a-dia. É a construção da justiça e da fraternidade. É a construção das relações de amor e de paz entre os corações de todas as raças. A humanidade está nesse caminho. Com muitos tropeços. Com longos caminhos para andar. Mas o sonho de Deus continua: “um só rebanho e um só pastor”. E Deus é teimoso. Sabe que isso vai se realizar. Podem ser necessários milhões de anos. Para Deus não há tempo. O tempo é agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário