terça-feira, 10 de julho de 2018

ABC...

Resultado de imagem para alfabetizar letrando

Cada vez que faço uma visita, meu sobrinho, entre uma brincadeira e outra, faz questão de mostrar que já sabe ler. Aprendeu cedo o som das letras e desenvolveu rapidamente a habilidade de agrupar sílabas e formar palavras. É maravilhoso acompanhar as crianças na iniciação à leitura. A impressão que fica é que elas descobrem o mundo, com uma cadência empolgante. Ler e reler é uma forma de existir, de assimilar, de desvendar o desconhecido. Algumas pessoas não ficam longe de uma leitura diária. Outros já passam longos períodos sem abrir um livro ou se deter em algum texto. A importância da leitura é indiscutível. Não é suficiente armazenar informações, nem passar rapidamente os olhos nas manchetes, muito menos fixar-se em imagens. Os horizontes se alargam a partir do contato com o conhecimento científico. Ler sobre temas substanciosos, de fontes fidedignas provoca avanços, inspira transformações, impele à construção de melhorias. Pessoas dedicadas à leitura enxergam mais longe, são capazes de protagonizar uma quantidade maior de esperança.

Saber ler é uma necessidade, uma conquista, um caminho. Por incrível que pareça, muitas pessoas ainda não tomaram contato com as letras. Sabem que existe o alfabeto, mas não conseguem movimentar-se entre o A e o Z. de um jeito ou de outro, somos responsáveis por tal situação. A educação não é prioridade porque aceitamos que ela seja tratada assim, deixando muitos à margem do conhecimento. Por outro lado, a iniciativa pessoal é determinante. É maravilhoso ver a dedicação de muitos frequentando bibliotecas, participando de debates, acessando bases de dados, sentindo saudades das salas de aula. Querer aprender, desejar saber é estar no caminho que leva à felicidade. A superficialidade e o ‘achismo’ não preenchem as buscas mais profundas dos humanos de todos os tempos. As ferramentas de acesso estão cada vez mais sofisticadas. Mas nada move aqueles que se instalaram confortavelmente na acomodação e no desejo de simplesmente aproveitar a vida, saltando de uma facilidade para outra.

Meu sobrinho ama estudar, gosta de receber livros de presente, sabe contar histórias e até inventa desfechos que roubam risos dos presentes. O amor às palavras é algo incrível. Quantos sentimentos e pensamentos são gerados através de significativas leituras. Mas a vida pede algo mais do que o simples contato com as palavras: é urgente aprender a ler o que não está escrito nas entrelinhas dos versos e parágrafos redacionais. A vida já não acontece unicamente no mundo físico. A realidade virtual atinge todos, em todos os recantos do mundo. Mesmo que uma parcela da população não tenha acesso às novas tecnologias, todos estão cadastrados em algum cadastro virtual. O mundo não piorou, apenas tornou-se mais complexo. É preciso ir um pouco mais adiante do que simplesmente juntar letrinhas e formar palavras. Quanto mais intensa for a vida, mais significativas serão as palavras. Sem esquecer que tem silêncios que falam alto. É possível ler o que não foi escrito, entender o que não foi dito. Isso supõe sabedoria. Uma pessoa sábia não abre mão do cultivo da própria interioridade. Precisamos continuar contando histórias que empolguem e que permitam a escolha de um final à altura das buscas mais profundas da existência. Além de formar palavras, que saibamos amar profundamente a vida.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário