domingo, 14 de janeiro de 2018

A VERDADE E A MENTIRA

Resultado de imagem para verdade e mentira

A facilidade de tomar contato com histórias e notícias, devido aos muitos meios, permite novos aprendizados. Ouvir uma narrativa ou conto auxilia na compreensão da própria vida. Dias atrás recebi algo interessante que falava da mentira e da verdade. Gostei muito e resolvi partilhar. Conta uma parábola que um dia a Mentira e a Verdade se encontraram.

A Mentira disse à Verdade: ‘Bom dia, dona Verdade’. E a Verdade foi comprovar se realmente era um bom dia. Ela olhou para cima, vendo que não havia nuvens de chuva, que vários pássaros cantavam e que era realmente um bom dia, respondeu à Mentira: ‘Bom dia, senhora Mentira’. ‘Está muito quente hoje’, continuou a Mentira. E a Verdade, vendo que a Mentira era sincera, relaxou-se. A Mentira, então, convidou a Verdade a se banhar no rio.

Ela tirou a roupa, pulou na água e disse: ‘Realmente, a água está deliciosa’. E, uma vez que a Verdade, sem duvidar da Mentira, tirou suas roupas e caiu no rio, a Mentira saiu da água e vestiu-se com a roupa da Verdade. Esta por sua vez, recusou-se a vestir as roupas da Mentira e, não tendo de que se envergonhar, saiu desnuda, andando pela rua. Aos olhos das outras pessoas, no entanto, foi mais fácil aceitar a Mentira vestida de Verdade, do que a Verdade nua e crua.

De fato, desde sempre, mentira e verdade disputam espaços. O ideal seria que a verdade se apoderasse de todos os recantos, não deixando nenhum lugar para a mentira. A mentira até pode, num primeiro momento, se revestir da verdade, mas é uma vestimenta muito insipiente, um disfarce com jeito de fantasia. No final de tudo, a verdade, nua e crua, assumirá seu posto e alcançará leveza e transparência. Os fatos são corriqueiros e em grande volume: a mentira tem um discurso fabuloso. Qualquer distração é suficiente para uma pessoa acreditar na mentira, achando que é verdade.

Optar pela verdade sempre será o melhor caminho, a mais adequada escolha, a certeza da felicidade que todos buscam incansavelmente. Além de tal opção, é importante manter-se atento pois a mentira gosta de vestir a roupa da verdade e enganar os que estão desatentos. Tem até gente que conta mentiras achando que as mesmas são verdadeiras. Ninguém se arrepende de aderir à verdade em tempo integral.

A mentira, cedo ou tarde, traz enganos, tristezas e decepções. Feliz daqueles que, diariamente, independente da temperatura e das condições climáticas, veste a roupa da verdade e caminha de cabeça erguida, estampando serendidade e sorrindo para as diversas realidades. A verdade é uma grife, uma roupa de marca famosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário