quinta-feira, 23 de março de 2017

SAIR BEM NA FOTO

O grupo estava na maior das bagunças: gritos, gargalhadas, abraços... Uma verdadeira festa! Na hora da foto, o silêncio tomou conta, todos se concentraram, o olhar fixo no fotógrafo, o desejo de sair bem na foto.

Já me perguntei muitas vezes: por que as pessoas fazem silêncio no momento de um registro fotográfico? Deve ter uma explicação. Um dia alguém fará uma pesquisa e apresentará possíveis hipóteses. Enquanto isso, a captura de imagens continuará sendo precedida pelo cessar das palavras. Sem a pretensão de explicar, creio que um motivo poderia ser este: todos querem sair bem na foto. O silêncio proporciona normalidade, traz à realidade, inspira autenticidade.

Sim, para sair bem na foto, a grande maioria silencia. Não é diferente na vida. Os momentos mais exigentes são sempre sérios, sem extravagâncias. A diversão tem ocasião, espaço adequado, momento certo. Não se trata de impor regramento, nem de elevar ao destaque a seriedade. É uma questão de elegância em todos os espaços e situações, isto é, de ter a postura adequada à ocasião. O silêncio faz um bem enorme. Nem todos acreditam no poder do silêncio. Mas há quem sinta até saudades do silêncio.

Faço parte desse grupo que sente dificuldade de ficar à vontade, num ambiente onde todos falam ao mesmo tempo. O silêncio não ajuda somente na qualidade da foto. O maior auxílio, talvez, seja à interioridade: o silêncio restaura, harmoniza, embeleza. Vou continuar silenciando na hora das fotos. Não apenas nesses registros. Quero abrir muitos espaços ao silêncio para poder continuar apreciando e saboreando a alegria de viver e de conviver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário