terça-feira, 14 de março de 2017

CERRADO, UMA VERDADEIRA CAIXA DÁGUA

O Cerrado tem estações climáticas bem definidas: chuva e seca. O solo é de composição arenosa localizado na região Centro-Oeste e também na região oeste de Minas Gerais e das regiões sul do Maranhão e do Piauí. Abriga mais de 6,5 mil espécies de plantas já catalogadas. Nestas regiões vivem aproximadamente 22 milhões de pessoas.

O Cerrado é uma região com planaltos, extensas chapadas, florestas de galeria, conhecidas como mata ciliar e mata ribeirinha, ao longo do curso d’água. Também de vereda em vales encharcados composto de agrupamentos da palmeira buriti sobre uma camada de gramíneas.

O conjunto de todos os seres vivos do cerrado representa 5% da fauna mundial. A alta diversidade de ambientes se reflete em uma elevada riqueza de espécies vegetais (23.000) e animais (320.000), sendo que 90.000 são de insetos. Entretanto há que se alertar que das 427 espécies listadas em risco de extinção, 132 estão no Cerrado.

O Cerrado não produza água, mas acumula as águas das chuvas em seu subsolo poroso, principalmente as vindas dos “rios aéreos” amazônicos, e recebe o título de “Caixa d’água” do Brasil. O bioma abastece a bacia do Rio São Francisco, mas é muito frágil em sua capacidade de resistência e regeneração.

Os indígenas, junto com os camponeses, constituem os grupos importantes. São os guardiões do patrimônio ecológico e cultural do bioma. Porém, o agronegócio produz amplo desmatamento e isolam a terra desses povos, modificam a química do solo, alteraram o curso das águas, trazendo grande prejuízo a todo o território. O que mais preocupa é sua destruição não reconstituível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário