quinta-feira, 30 de março de 2017

A MAIOR EXTENSÃO ÚMIDA DO PLANETA

De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBMA), o Pantanal é uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta. Com apenas uma pequena faixa dele presente no Paraguai e na Bolívia, é quase exclusivamente brasileiro. É caracterizado por inundações de longa duração que ocorrem anualmente na planície, e provocam alterações no ambiente, na vida silvestre e no cotidiano das populações locais. Sua vegetação predominante é a savana.

Quando o período chuvoso acaba, os rios diminuem o seu volume d’água e retornam para os seus leitos. Por essa razão, a vegetação e os animais precisam adequar-se a essa movimentação das águas. A fauna é constituída por várias espécies de aves, peixes, mamíferos, répteis etc.

Os primeiros habitantes foram os indígenas com cerca de 1,5 milhões. Esta população atualmente é muito pequena e grande parte dela vive em cidades da região ou trabalham nas fazendas. Pequena parte reside numa área indígena do Pantanal. A população no pantanal brasileiro hoje é de aproximadamente 1.100.000 pessoas.

Apensar da ilegalidade, o tráfico, a caça e a venda de peles, couro ou artefatos oriundos de animais silvestres são práticas que ocorrem na região. Várias espécies de animais já estiveram ameaçadas de extinção. O avanço da agropecuária também é um fenômeno preocupante para o bioma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário