sexta-feira, 31 de março de 2017

QUE PERMANEÇA O AMOR

Em tempos sombrios e de crises que não acabam, a sensação é de que a vida se reduz a um turbilhão de forças caóticas cujo resultado imprevisível nos dá a impressão de que ela é, como diz Sartre, “uma paixão inútil”.

Em tempos de crise de paradigmas em que o passado já não conduz o presente e o futuro parece uma nuvem tenebrosa e assustadora vindo em nossa direção, a banalidade do cotidiano e a luta pela sobrevivência nos jogam ora para o tédio, ora para o desespero ou o desencanto.

Em tempos, como o nosso, em que o materialismo e o exagerado apego ao dinheiro, fruto visível do deus mercado invisível, que a todos vampirizam, alimentando-se do sangue, suor e lágrimas dos comuns dos mortais no mundo do trabalho, os valores que dariam sentido à vida parecem estar, de repente, em franca retirada, e o que sobra, como tábua de salvação, parece ser tão somente o viver por viver.

Violências de todo tipo. Exclusões. Intolerâncias. Perdas de direitos. Desencanto com a política. Desencanto com as religiões. Desencanto com as instituições e seus líderes. Hipocrisias e cinismos misturados a sofrimentos e tristezas profundas, ansiedades e depressões, convivendo, lado a lado, com o espetáculo e a obrigação virtual de ser feliz, numa espécie de jogo de luz e sombra sem fim, isso tudo cansa.

A sensação é de que vivemos em um tempo em que já só um Deus poderá nos salvar. Um tempo em que tudo o que era sólido desmanchou no ar. Um tempo em que o deus Cronos parece devorar não só seus filhos, na morte individual inevitável de todo ser, mas também ter devorado o único item que sobrou da caixa quando Pandora, a curiosa, espalhou todos os males: a esperança!

É nesse nada luminoso tempo que duas experiências humanas são portadoras de sentido, de esperança e de libertação. O amor e a beleza. O amor e a beleza salvam o mundo. O amor e a beleza nos suspendem do chão duro da banalidade do mal cotidiano. O amor e a beleza encantam o mundo. O amor e a beleza nos fazem ressuscitar e nos dão um alento revigorador.

O amor e a beleza! E se faltar a beleza, que permaneça o Amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário