sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

SÍMBOLOS

A felicidade também está representada em símbolos. Os símbolos são sempre significativos e representativos. Todos os povos, raças e etnias portam anéis, alianças, véus. Existem anéis e alianças de todos os preços, formatos e materiais. Seus significados têm a ver com estética, poder, estilos de vida, classes sociais, instituições, organizações, etc. Há também símbolos de felicidade e de consolidação de relações humanas.

Quanto à origem dos anéis, é bem provável que tenham surgido com os egípcios e hindus, cerca de três mil anos antes da era cristã. Naqueles povos os anéis eram usados para simbolizar a aliança entre o homem e a mulher. Eram feitos em forma de círculo para significar que o amor entre o casal não tem fim. Contudo, a expansão do anel deu-se com o imperador Alexandre Magno (356/323 a.C.), que ao dominar o território egípcio introduziu o hábito na Grécia. Os gregos acreditavam que o terceiro dedo da mão esquerda possuía uma veia que levava diretamente ao coração. Por isso, passaram a usar um anel de ferro imantado, para que os corações dos amantes permanecessem para sempre fiéis e atraídos um pelo outro. Também para acupuntura há um meridiano, o do coração, que passa pelo dedo anular esquerdo e pelo coração. Seja como for a explicação, provavelmente os romanos adotaram a aliança ao conquistar a Grécia.

Com a conversão do mundo greco-romano ao cristianismo romano, o uso da aliança na mão esquerda tornou-se um símbolo obrigatório para os que se casavam. Prova disto é que o anel de noivado foi introduzido no ano 860 por decreto do Papa Nicolau I (858-867). Isto se constituiu em um ato de afirmação pública obrigatória da intenção dos noivos. Na celebração de casamento os noivos trocavam as alianças passando-as da mão direita para a esquerda como símbolo de compromisso definitivo. Por sua vez, esta prática reforçou a crença dos gregos e da acupuntura, segundo os quais no lado esquerdo a aliança fica mais próxima do coração.

A palavra aliança tem um amplo significado e representação. Em contexto político, aliança significa um acordo ou um pacto entre as partes, grupos, nações, partidos, etc. No sentido bíblico representa a relação entre Deus e os homens. Para os cristãos, a aliança definitiva entre Deus e o homem é dada em Jesus que se encarnou, morreu e ressuscitou para salvar a humanidade. No casamento, as alianças celebram um acordo de amor, fidelidade e cumplicidade. Em decorrência disto, a aliança ampliou sua representação de elo material e espiritual entre duas pessoas dispostas a compartilhar as alegrias e tristezas por toda a vida. Neste propósito por felicidade agregaram-se outros símbolos, como as flores, o véu, o beijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário