quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

O FILHO PRÓDIGO (2)

Existem pessoas que fazem parte dessa triste e verídica história da fome e miséria, que conseguiram sobrevivê-la após um governo que se preocupou com o social, desenvolveu e implantou projetos de combate a fome e a miséria, mudou a realidade do país gerando emprego e renda, possibilitando ao pobre a oportunidade de usufruir de uma vida melhor, que se esqueceram da sua própria história, da história de seus familiares e quererem experimentá-la, afinal, não sentiram na pele, não sabem como é passar fome – Isso é mais inconcebível ainda!

Lembro-me do tempo “bate, torce, sacode e veste” era assim que de forma sarcástica faziam piada da sua própria miséria; era lastimável, pessoas que não tinham nem mesmo roupas para vestir ou calçados para calçar. Alguns tinham apenas uma roupinha melhor que era também chamada de “domingueira”; as pessoas não trocavam tanto de roupas e sapatos como agora, não podiam optar pelo alimento que queriam comer, não usufruía das novidades tecnológicas, não tinham automóveis, não faziam faculdades, o “andar de cima” e o “andar de baixo” era claríssimo, eram ricos e pobres, ser de classe média era um privilégio para poucos. Quem não lembra desse capítulo da nossa história?

Pasmem leitores, por falta de emprego, anúncio de vaga para gari atraia até universitários concorrendo pela vaga. Mais de 130 mil disputam vaga de gari no Rio

Depois do governo Lula essa triste realidade mudou. O pobre, aos poucos foi começando a experimentar o que outrora era apenas um sonho impossível de se realizar. Programas sociais passaram a ser imprimidos e praticados, créditos foram abertos, novos empregos, novas formas de geração de renda, mais investimento e oportunidade na educação, enfim, o pobre deixava aquele estigma de miserável para trás e adentrava a um mundo novo, uma realidade nova, onde podia experimentar de privilégios que antes somente os ricos e os de classe média experimentara. A transformação social era visível a olhos nus.

Mas uma coisa muito importante não foi resolvida: o complexo de vira-lata! Mesmo com toda evolução e crescimento, todas as mudanças para melhor, muitos ainda viam o outro e aspirava ser o outro. A Europa e EUA ainda era o céu de muitos. Continuavam a falar mal do Brasil, nada estava bom, “somos um país de terceiro mundo”, os americanos e europeus são “melhores”!

Passaram-se doze anos e começaram a surgir os filhos pródigos do Brasil. De barriga cheia, totalmente salvos e protegidos da era e forma FHC de governar, onde a fome e a miséria era o que mais abundava, começam a cuspirem no prato em que comeram, desprezarem os governos que lhes deram alguma dignidade social, pedem a cabeça daquele que desbravou a “libertação” do Brasil das “teias” da dívida externa e o emancipou aos olhos do mundo; aquele que foi o único a demonstrar uma preocupação prática com as camadas mais pobres e necessitadas, possibilitando às mesmas a inserção na prática da cidadania, e vão às ruas vestidos de verde amarelo, camisas da CBF, panelas e gritos de “Fora Dilma”, “Fora PT”!

Como o filho pródigo da parábola, estavam cheios da certeza de que tinham o suficiente, apesar de que havia muito por melhorar ainda. Queriam agora experimentar o imaginário, o incerto, o fantasioso. Queriam trocar o que deu certo pelo que sempre deu errado, enfim, queriam experimentar o que ainda não haviam experimentado.

Foram atraídos pela neurolinguística da Globo e assemelhados, a Globo pediu para que eles repetissem várias vezes: “Branco, branco, branco... e depois pergunta: A vaca bebe? E eles respondem: Leite!!”

Foram induzidos a atacar o único partido que através de seus governos, transformou este país em um país minimamente respeitável; a expulsá-lo, a incriminá-lo, a crucificá-lo, a atribuir a ele a culpa pela centenária corrupção, a ficarem cegos para o que estava por detrás de tudo isso e a destituir do poder uma presidenta legitimamente eleita pelo voto direto de mais de cinquenta e quatro milhões de brasileiros, colocando em seu lugar um traidor da nação, entreguista do Brasil, uma quadrilha, que estava tão somente assustada com a operação Lava Jato e preocupada em “estancar a sangria” ou seja, protegerem a si mesmos, uma vez que chafurdados estão na lama da corrupção.

Muito bem, os “porcos” tiveram acesso e liberdade total aos "cochos" da "ração pública" e fazem dela o que bem querem agora, deixando o povo a ver navios, quebrando empresas, promovendo o desemprego, destruindo direitos, desmontando o Estado levando ao mínimo, levando o Brasil à precariedade do retrocessos sem precedentes.

Enfim, uma vez que os filhos pródigos do Brasil começaram a se dar conta de que esbanjou com as “prostitutas” toda a sua “herança” e agora comem “alfarrobeiras”, sentem saudades da “casa do pai” do tempo dos governos PTistas, aqueles em que por mais difíceis que fossem, não retrocedíamos, apenas avançávamos.

Te acusaram Lula, te perseguiram, te chamaram de tudo que não gostariam der serem chamados, te desacataram, ofenderam a tua honra, só uma coisa não fizeram: NÃO PROVARAM as inúmeras acusações caluniosas e carregadas de ódio! Não macularam a tua honra, pois a mesma é limpa!

Volta Lula! As cortinas do engano já caíram por terra, se rasgaram e agora quase todos já sabem que o Brasil precisa de você! O Brasil precisa da sua capacidade de governar, do seu carisma, da sua experiência e prestígio e da sua visão social. O bom filho a casa torna, o Brasil te espera de braços abertos - Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário