quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

UMA MOTIVAÇÃO MOTRIZ

Quanto mais difícil é a realidade, maior deve ser a motivação. No surgir das dificuldades não faltam conselhos, pensamento positivo, confiança, fé, orações. Nesta corrente positiva vídeos e mensagens são enviados de amigo para amigos via WhatsApp. É uma iniciativa positiva. Porém, o ser humano precisa de uma motivação motriz.

Em contexto de altos índices de estresse, depressão, desânimo, medos e angústias, o verbo motivar ganha destaque. Na opinião dos profissionais da área da saúde, essas doenças são um fenômeno da sociedade moderna de característica consumista. O moderno estilo de vida tem construído um quadro social patológico de ascendente consumo de drogas farmacêuticas e até da prática de automedicação. Em razão desse quadro patológico enfatiza-se cada vez mais a questão das motivações. A questão tem ganhado destaque nas ciências humanas, bem como nas áreas administrativas, pedagógicas, literárias, com as mais diversas conceituações e aplicações. A palavra motivação provém do latim motivos, que significa mover. Isto aplicado ao processo comportamental significa incentivar, estimular ou energizar por algum motivo ou razão. A motivação é a mola propulsora que leva a pessoa a realizar seus desejos para algum objetivo na vida.

A motivação também é algo intrínseco às pessoas, dado que todos podem se motivar por si próprios. Na essência do indivíduo, como comportamento único e natural, a motivação vem do sentido ou da importância que cada pessoa atribui à determinada coisa, trabalho, projeto, etc. Portanto, motivação é pessoal, mas pode ser influenciada por objetivos e interesses próprios, familiares ou coletivos em busca de algo que possa satisfazer suas vontades.

Portanto, para compreender o comportamento do homem moderno é fundamental o conhecimento de suas motivações. Visto que o motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma, as motivações são algo a ser pensado, por serem determinantes na configuração da personalidade e dos comportamentos. Diante do quadro de desmotivações e de falta de perspectivas pessoais é urgente refletir sobre as motivações das pessoas. É importante estimular os indivíduos. Mas o homem é um ser permanentemente insatisfeito, julga sempre faltar algo para sua satisfação. Entretanto, ao satisfazer suas necessidades pessoais e de autoestima não significa que esteja motivado, pois as necessidades humanas são infinitas. É certo que o ser humano está sempre procurando motivos para viver melhor e mais feliz, então é bom um estímulo motriz a dar sentido perene a sua vida. Logo, continue a passar adiante motivações inteligentes para a vida das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário