sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

A DOENÇA DA MODA.

Sem ser propriamente uma doença, o estresse é a doença da moda. É um conjunto de fatores que acabam derrotando os mecanismos de defesa. É a soma de ansiedade, depressão, angústia, problemas mal ou não resolvidos, que tiram o sono e a própria alegria de viver. O atingido torna-se pessimista, imprestável para a convivência normal. Por fim, o estresse pode tornar-se verdadeira doença cardiovascular.

A palavra stress apareceu pela primeira vez em 1936, num artigo de uma revista científica, assinado por Hans Selye, médico endocrinologista de origem húngara, que lecionava na famosa universidade John Hopkins. A partir daí o fenômeno ultrapassou a área da medicina.

O estresse atinge, sobretudo, empresários de meia idade e que residem em grandes cidades. Mas afeta também homens e mulheres, ocupados ou desocupados, executivos e empregados. Cursando o primeiro ano, uma criança recusou participar das atividades escolares, ponderando para a professora que estava estressada.

Sem chegar a níveis patológicos, o estresse causa estragos na vida cotidiana. Interessante artigo que circulou na internet tem como título “Não deixe suas panelas brilharem mais do que você”. E retrata a luta de uma dona de casa contra o pó. Ela gastava cerca de oito horas por semana para manter a casa bem limpa, preocupada com uma possível visita. Uma casa só vai ser um lar quando a dona de casa for capaz de escrever: eu te amo - seja para quem for - nos móveis empoeirados.

Em vez de ficar horas e horas tirando o pó dos móveis, poderia apelar para tarefas alternativas bem mais agradáveis: plantar uma flor em seu jardim, telefonar, sem motivos, para sua melhor amiga da infância, assar um bolo e lamber a colher suja de massa. Lá fora um pássaro está construindo seu ninho numa laranjeira florida, um lírio vermelho acaba de desabrochar e o carrinho do sorvete está ali, diante de sua porta.

A vida é curta... saiba aproveitá-la. Tire o pó, se precisar..., mas há tantas alternativas mais agradáveis. Crie momentos de encanto para o esposo e os filhos; até o cachorro merece uns afagos e não dê tanta importância ao que os outros pensam.

Não ligue muito para o pó. Um dia todos partiremos e vamos virar pó. Ninguém vai se lembrar de sua casa tão limpinha, mas vão lembrar de sua amizade, de sua alegria e do que você ensinou. Afinal, não é o que você juntou e sim o que você espalhou que reflete como você viveu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário