sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

COMO SURGIU O NATAL

Isaias, seiscentos anos antes, exortou o povo a manter viva a esperança; João Batista proclama que o Messias está próximo, mas foi o “sim” de Maria que colocou em marcha a redenção. O seu sim foi o sinal verde entre o céu e a terra.

Uma mulher, pequena e pobre, situou-se na encruzilhada do tempo. Seu nome: Maria. Descendente de homens de esperança, filha de um povo que tinha aprendido a buscar a Deus e que tinha o hábito de olhar para o céu e para as nuvens na expectativa de que Ele se manifestasse. Mulher, pequena e pobre, vestia-se de Deus. Seu coração estava constantemente voltado para o Altíssimo, Senhor até do impossível.

Tudo nela era ordem, tudo era harmonia. Deus veio visitá-la. Queria dela um sim. Queria ter carne de homem, sonho de homem, coração de homem. Queria caminhar pelos nossos caminhos, queria ter história como todos os homens. Queria inaugurar um novo tempo, queria instaurar uma nova ordem de coisas. Maria hesita apenas um momento. Sua humildade é superada pela disponibilidade. O sim é proferido e esse sim vai dividir o tempo: antes e depois dele.

A hesitação de Maria é feita de honestidade. Ela não quer voltar atrás depois de responder. O anjo sussurra-lhe que Deus quer nascer em seu seio. Diz que a força de Deus será colocada à sua disposição. Assim como tinha agido no seio estéril de Sara, assim como tinha atuado na dureza do deserto, assim como havia habitado o coração dos profetas, assim também agiria no seio de Maria.

Aquele que iria nascer de Maria seria o Filho do Altíssimo, seria a esperança dos povos. Mas era preciso que Maria desse o seu sim. Deus nunca age contra a vontade do homem. Nada pode fazer se o coração do homem se fecha. O Altíssimo está pronto a agir maravilhosamente quando o homem deixa espaço para agir.

Maria respondeu com o sim, um sim incondicional para todas as propostas e para sempre: estou disposta a acolher a aventura de Deus em minha vida. Estou pronta a deixar que Deus realize grandes coisas em mim. Porque eu sou a serva do Senhor. Foi assim que o Natal aconteceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário