quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

SONHAR É PRECISO!

Se há um direito sagrado que Deus imprimiu no coração humano é o direito de sonhar. Todos os bons sonhos alimentam a esperança e a esperança procura concretizá-los com paciência, luta e perseverança. Quem tem esperança sonha e quem sonha renova a energia da esperança. É assim que vamos adiantando o futuro e investindo com amor para que tudo se realize, conforme a dignidade do que sonhamos.
Para que os sonhos sejam bons e verdadeiros e animem a esperança precisam estar ligados ao presente e à realidade. Uma condição para chegar ao topo de uma escada é ir subindo degrau por degrau. Passo a passo, vamos chegando aonde desejamos. Seria ridículo ficar sonhando a chegada no cimo de uma montanha e permanecer imóvel na planície. É trágico o engano quando o sonho se converte em pura evasão e fuga, sem assumir as reais etapas a serem dadas com responsabilidade.
A esperança só é autêntica quando parte da realidade e do presente para levá-lo ao mundo dos sonhos. Com realismo e idealismo é bem mais fácil investir energia e amor, esforço e heroísmo, para que as metas sonhadas se concretizem. Os bons sonhos da esperança é que garantem aquela coragem que supera lutas e sofrimentos.
Dois perigos podem acontecer na caminhada humana. Um deles é viver só administrando o real, sem ter sonhos. Essa atitude leva as pessoas à monotonia da vida, ao desalento e à acomodação. Outro é viver longe da realidade, somente no mundo dos sonhos. Isso torna a pessoa alienada, fora do mundo real e iludida sem os pés no chão.
A vida nos mostra a necessidade de colocar os bons sonhos no dinamismo da esperança, que nunca nos tira da realidade e sempre nos mantém motivados e animados a alcançar novas metas em vista de outras sempre maiores.
Ao escrever este texto sobre os bons sonhos da esperança, lembrei-me de uma canção que todos gostam de entoar. Seu título é “Sonhar”  Algumas frases merecem ser registradas: “Ninguém pode prender um sonho e impedir alguém de sonhar. Ninguém pode cortar a esperança de um povo sofrido a lutar... Todo o sonho alimenta a história e a vitória do povo a chegar... Ninguém pode prender um sonho, como a luz do sol que nasceu. Ele brilha inventando caminhos, e desvela o que a noite escondeu”.
Na verdade, podemos até discordar dos sonhos de alguém, mas jamais poderemos impedir que possa sonhar. É possível que poucos sonhos sejam realizáveis, mas é melhor sonhar muito para que se concretizem poucos, do que sonhar pouco e não se concretizar nenhum.
Os bons sonhos movimentam a história; fazem evoluir os projetos e vão aprimorando as decisões e as obras das pessoas. É bonito quando um casal de namorados sonha sua casa. Quando um arquiteto capta o sonho e o apresenta em projeto a ser construído. Os bons sonhos profissionais ajudam a definir rumos de especialização. Os bons sonhos dos pobres motivam associações, cooperativas e organizações não governamentais. Enfim, sonhar é preciso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário