quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

DEUS NOS QUER PARCEIROS NA CONSERVAÇÃO DO AMBIENTE.

Há alguns anos tocou-me a leitura de um comentário inédito. Um jovem de uma pequena localidade deste Brasil, filho de família honrada e cristã, foi procurar trabalho numa grande cidade e lá foi preso. Sem motivos e sem defesa, o jovem foi confundido por outro criminoso que a ele se assemelhava. Podemos imaginar a tortura de um inocente dentro de uma prisão sem justificativa.
Vendo-se longe da família, sem ser conhecido por ninguém e sem argumentos para se defender, a princípio o jovem entrou em desespero. Depois de alguns dias começou a reagir e mostrar quem ele era. Num ambiente imundo e desordenado, começou a se empenhar na limpeza e na arrumação do que lhe era possível. Num recanto abandonado, começou removendo o lixo e plantando flores.
A princípio, passava o dia sendo observado pelos colegas de infortúnio, dentre os quais havia apoiadores e zombadores. Na medida em que o ambiente ia se transformando, iam se unindo ao jovem parceiros de ação e de mudança. Dentro de alguns meses, a prisão imunda passou a ser uma casa habitável, rodeada de jardins e de boa convivência. Todo esse empenho e dedicação lhe valeram a credibilidade e a liberdade, honrosamente conquistada.
Não faz mal lembrar aqui a conhecida história do agricultor japonês que foi transformando um banhado numa horta muito produtiva e digna de admiração. O padre que fora convidado para dar a bênção de inauguração, ao chegar, não deixou de expressar seu encanto e disse: “Graças a Deus, como tudo está mudado!”. O japonês, muito sábio, disse ao padre: “O senhor lembra quando Deus trabalhava sozinho como estava?”
Na verdade, Deus nos quer parceiros na melhoria do ambiente. Para isso nos deu inteligência, visão, força e capacidade de transformação. É melhorando e humanizando o ambiente que nos tornamos também criadores com Deus neste mundo em que habitamos.
A melhora do ambiente não pode ser condicionada ao ter mais ou ao ter menos. Dentro da realidade onde se vive sempre podemos melhorar. Quantas vezes fui abençoar casas em bairros muito pobres e vi a beleza do chão batido bem cuidado, das poucas coisas ordenadas e limpas e até das humildes flores cultivadas em pequenos jardins.
Quem se dá conta da importância do bom ambiente para a vida e a convivência, também sabe investir, mesmo que seja um pouco por vez, para ir melhorando e adequando o seu espaço à sua dignidade. Às vezes, pequenos investimentos e pequenas mudanças vão alimentando esperanças e causando grandes alegrias.
O ambiente onde vivemos é extensão da própria vida. Somos seres situados e datados. Se podemos melhorar o ambiente onde estamos como pessoas, como família, também se fazem importantes o cuidado e a melhoria do ambiente de nossa comunidade, seja o templo, a escola, os salões, as ruas... Se o que é do indivíduo é importante, o que é de todos, é muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário