sábado, 20 de dezembro de 2014

AFINAL: QUANDO E ONDE NASCEU JESUS?

Personagem central da história humana, Jesus dividiu a história ao meio: antes e depois Dele. Mesmo assim restam incertezas sobre a data e o local onde nasceu. O evangelista Mateus afirma que Jesus nasceu em Belém no tempo do rei Herodes. Lucas avança um pouco: no tempo de César Augusto, senhor do mundo, que mandou fazer o recenseamento de toda a terra habitada. Ele confirma seu nascimento na periferia de Belém. O fato dos pastores cuidarem dos rebanhos, em campo aberto, de noite, indica que seu nascimento aconteceu no verão. O monge Dionísio, mais tarde, situou o ano de seu nascimento: 753 da fundação de Roma. Mesmo assim, os historiadores, hoje, admitem que esse cálculo pode estar errado em seis anos. A data de 25 de dezembro nada tem de histórico. A Igreja aproveitou uma data pagã – Sol invicto - como referência do nascimento do Salvador.
Onde e quando Jesus nasceu? A resposta continua em aberto. Para Maria Madalena, Ele nasceu, um dia na Betânia, quando Ele olhou para ela com um olhar luminoso de pureza e lhe falou de uma vida nova. Para Francisco de Assis, Ele nasceu na praça central de sua cidade quando, diante do bispo, entregou ao pai seu dinheiro e suas próprias roupas e declarou: “De hoje em diante tenho um só Pai, que está no céu”.
Para o apóstolo Tomé este nascimento foi no instante que o Mestre, que voltara da morte, pediu que ele pusesse o dedo em suas chagas. Para Paulo de Tarso, o nascimento de Jesus ocorreu na estrada que leva a Damasco. Seu projeto era perseguir e prender os discípulos desse homem. Uma luz o cercou e uma voz perguntou: Paulo, por que me persegues? Pedro, teve certeza do nascimento de Jesus no palácio de Caifás, quando o galo cantou pela terceira vez e Jesus olhou para Ele, com um olhar marcado pelo amor e pelo perdão.
Para Lázaro de Betânia, esse nascimento teve lugar quando Jesus se aproximou do seu túmulo e disse: Lázaro, vem para fora, levante e ande. O nascimento de Jesus, para Agostinho de Hipona, aconteceu quando abriu a Bíblia, obedecendo a uma criança que pediu: toma e lê! Para Teresa de Calcutá, Ele nasceu nas imundas ruas indianas, quando viu pobres, velhos e doentes, abandonados para morrer. Para Maria, Jesus nasceu em Belém, quando tomou o Menino em seus braços e com Ele começou um Tempo Novo, que seu povo sonhara durante séculos.
É inútil procurar na folhinha da parede e no calendário. Jesus nasce individualmente na vida de cada um. É uma experiência inteiramente pessoal e que modifica para sempre uma vida. É uma experiência pessoal que pode levar ao martírio, ao deserto ou à missão. É esta experiência que nos situa: antes ou depois Dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário