domingo, 14 de setembro de 2014

ESCOLHER O BEM É TORNAR-SE UMA PESSOA LIVRE.

Quanto mais se fala em liberdade e em ser livre, mais as mentes humanas se confundem. Aprender a ser livre é uma escola exigente. Ao mesmo tempo, simples. É só escutar o coração. O que o coração deseja. O que satisfaz aos anseios da vida. O que leva à vida. Na escola da liberdade e de ser livre, diversas lições pode-se ir aprendendo.
Aprender a ser livre é despreocupar-se. Jesus ensinou claro quando disse: não vos preocupeis com o dia de amanhã. Aprender a ser livre é viver o momento agora.
Preocupar-se com o passado é perda de tempo. As preocupações não ressuscitam fatos. Nem antecipam fatos de amanhã, que ainda não chegaram. A preocupação escraviza. Tira a liberdade de viver bem o momento presente.
Aprender a ser livre é não deixar-se dominar pelo medo. O medo tira a liberdade. Impede de agir. Prende a pessoa dentro de si mesma. Não toma iniciativas e nem usa da criatividade. A pessoa medrosa não progride porque tem medo de dar um passo errado.
Aprender a ser livre é enfrentar um problema de cada vez. A pessoa que vai aprendendo a ser livre sabe que nada ajuda amontoar os problemas. Tomar um por um os problemas na mão, saber separá-los, se torna mais fácil resolvê-los. Colocados juntos, assustam e impedem de agir.
Aprender a ser livre é não envolver-se nos problemas dos outros. Não significa ser insensível à dor do outro. Nem significa não preocupar-se com o sofrimento do outro. Esse envolvimento não deve nos tirar a liberdade de continuarmos com nossa maneira de agir, viver e pensar. Os problemas das pessoas não devem entrar em nós. Devem parar na porta de nossa vida. Da porta para dentro devemos exercer nossa liberdade.
Aprender a ser livre é contabilizar as coisas boas. É outro caminho da liberdade. Não ser escravo do pessimismo e do derrotismo. Nem ficar dominado pelos erros que se fez. Livre é e pessoa que faz e valoriza o bem. A escolha do bem é a escolha da liberdade. Quanto mais bondosa é uma pessoa, mais está exercitando a liberdade.
Aprender a ser livre é libertar-se dos rancores. A pessoa que guarda raiva, ódio, ressentimento, é uma pessoa escrava de si mesma. Aprender a ser livre é despojar-se de todos os sentimentos destrutivos. Quem cultiva esses sentimentos dentro de si tem que tomar consciência que está carregando consigo as pessoas que detesta. É um peso a mais que impede de caminhar mais livremente. Quem odiamos está sempre conosco, mais do que a pessoa que amamos.
Aprender a ser livre é uma escola de todo o dia. É viver alerta e tomando na mão as próprias ações. Tomando na mão os sentimentos. Sendo dono do próprio destino. É uma escola onde nós somos nosso professor e aluno. Acima de tudo nossa liberdade vai se realizando na capacidade de escolher o bem. Escolher o bem é tornar-se uma pessoa livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário