terça-feira, 16 de setembro de 2014

CUIDANDO DO NOSSO JARDIM.

Tenho certeza que esta terra já foi um jardim. Tenho mais certeza ainda de que esta terra, com todo o universo, será um jardim mais perfeito ainda.
Lendo a Bíblia, em seus primeiros capítulos, sentimos e contemplamos a realidade de um jardim. Tudo em paz. Todos os animais convivendo. Água em abundância. Ausência de espinhos. Flores de todos os tipos. O homem passeando nesse jardim, sem medo e sem vergonha, sem orgulho e na humildade de sentir-se criatura de Deus. E Deus caminhava pelas estradas do jardim: “podia-se ouvir seus passos.”
Essa descrição bíblica é o sonho de todo coração humano. Quem não deseja viver num paraíso desses, aqui e agora? Quem não deseja uma vida em harmonia, sem medos, sem doenças e morte e sem preocupações?
Quem acredita na Bíblia tem certeza que esse paraíso acontece e acontecerá em plenitude. É o livro do Apocalipse que faz sonhar uma vida “sem sofrimento e morte, sem luto e choro.” Vida totalmente nova. Acontece em cada pessoa que tenta viver em harmonia com todos. Acontece nos ambientes naturais e que se encontram espalhados por muitos lugares desta terra. É difícil crer neste jardim colocando-se na realidade de uma cidade grande, onde comanda a violência, a fome, a força, o medo e a desordem. Mas nem tudo é confusão e desordem. Nem tudo são raivas e choros. Nem tudo é fome e sede. Há pequenos jardins espalhados por todos os cantos deste planeta. Nem tudo é destruição e inferno. Há recantos de paz e respeito pela vida. Há clima de alegria e de bem-estar.
Diante dessa realidade, torna-se importante cada pessoa fazer sua parte na construção e no cuidado do jardim. O cultivo do jardim começa dentro de nós. Começa no cuidado com o terreno que somos nós. Terreno limpo. Chão adubado. Limites dos canteiros. Escolha de sementes saudáveis. Esse terreno pessoal é cultivado em nossos sentimentos e escolhas. O jardim, para ser bonito, depende do que vamos semeando ou é semeado desde o nosso nascimento. A partir desse cultivo eu posso criar meu jardim pessoal, mesmo no meio de um ambiente contraditório. Quer dizer, eu faço meu jardim. Ele depende, em grande parte, de mim. Vai dependendo do que cultivo em minhas escolhas e seleção de sentimentos e buscas.
Mas, ao mesmo tempo, cultivar o jardim é não descuidar-se do meio ambiente e do clima. Tudo está interligado. Por isso não posso pensar somente na minha situação pessoal, mas sou sociedade, sou grupo, sou dependência. E para quem não acredita na possibilidade de céu no meio desse nosso mundo quebrado, lembre São Francisco de Assis, que no meio de uma sociedade em briga, de conflitos com a família, de problemas com os companheiros, de doença e pobreza, cantava a alegria da vida. Mostrava que é possível viver um paraíso pessoal no meio da guerra da vida.
Somos responsáveis pelo cultivo de nosso jardim pessoal, e também pela construção do jardim planeta terra, que é nossa casa e nosso jardim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário