quarta-feira, 24 de setembro de 2014

CADA PESSOA É UMA ESTRELA.

O universo é muito mais do que o sol e as estrelas. É o inseto que eu piso, é o alimento que eu como. É toda a realidade que me cerca e me dá vida. E em tudo há respeito, acolhida e serviço. Podemos dizer que em tudo há relacionamento de amor. Relacionamento sem ciúmes e sem poder.
As flores enfeitam nossa terra. No colorido do jardim elas se beijam, se tocam e se acariciam. Nenhuma reclama da beleza da outra. A rosa não tem inveja do lírio. A sabedoria da natureza é um livro aberto para a humanidade. Toda pessoa deve estar aberta ao ensinamento das flores.
O sol cumpre sua missão. Não reclama das nuvens que diante dele fazem passagem. Ele sabe que as nuvens têm sua missão e seu espaço. Sabe que a terra necessita das nuvens para espalhar a chuva. Toda pessoa deve aceitar a missão e a função das outras pessoas para existir uma harmonia da vida.
E como é gostoso ficar olhando e sentindo a harmonia dos animais! Nenhum animal se envergonha pela sua condição. O sabiá não fica ciumento com o tubarão porque não sabe nadar. O gato não fica reclamando do canário porque não tem asas para voar. Não há rivalidade entre eles e nem ciúmes. Os animais podem lutar entre si por conquista de alimentos e água, mas nunca por conquista de poder e espaço. As pessoas é que não sabem respeitar o espaço de cada coisa, de cada animal e de cada criatura humana. E por causa da conquista do espaço e do poder são capazes de destruir e de matar.
As estrelas brilham no firmamento. Todas andam em seu caminho. Nenhuma atrapalha o caminho da outra. Nenhuma tem ciúmes do brilho e do calor da outra. Algumas brilham mais, outras menos. Assim é a humanidade. Cada pessoa é uma estrela. Brilha do seu jeito. Cada uma merece o respeito e o apoio. São bilhões de estrelas nesta humanidade que devem se respeitar.
Ao mesmo tempo, em nosso ser e em todo planeta terra está a variedade do calor e do frio, da luz e da escuridão. Há uma primavera e verão, um outono e inverno. Tudo vai acontecendo no seu ritmo. Há uma beleza na primavera, que é de causar admiração para o verão. Há uma beleza no inverno que pode encantar o outono. Cada realidade tem sua beleza. Assim, a vida de cada pessoa é perpassada pela primavera e verão, pelo outono e inverno. Como a natureza se respeita em suas estações, as etapas de nossa vida devem merecer o mesmo respeito.
Tudo isso parece ilusória poesia. Mas não é. Há uma poesia em cada ser e no universo como um todo. Mas a natureza, e cada ser, é um livro aberto que ensina a viver. Em cada ser e no universo todo estão as lições da vida. Depende de cada um acolher e viver essas lições. O livro aberto de um canteiro de jardim pode servir para os namorados conversarem de amor, como pode se tornar um local que recebe um corpo ferido por um criminoso, para quem o livro do jardim nada diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário