sexta-feira, 12 de setembro de 2014

A GLORIA DE DEUS É O HOMEM VIVO.

Os profetas da morte de Deus continuam se dando muito mal. Recente pesquisa revela que a maioria absoluta acredita em Deus. A Polônia é o país com maior índice de crentes: nada menos de 97%. Isso depois de décadas de doutrinação oficial pelo materialismo e ateísmo. O segundo lugar fica com o Brasil. Segundo a pesquisa, 90% dos brasileiros são crentes. Na Argentina o índice baixa um pouco: 74%. É mais ou menos o patamar dos países europeus. A República Tcheca tem o menor índice dos que acreditam em Deus: apenas 37%. A maior surpresa fica com a Rússia. Stalin, Lenin e outros devem ter pesadelos em seus túmulos, convencidos que perderam a batalha. A Santa Rússia de Dostoiévski continua viva e vigorosa. Exatamente 87% dos russos declararam crer em Deus. Mas o que significa crer em Deus?
Um rumoroso processo, nos Estados Unidos, ajuda a compreender a questão. No Estado de Wisconsin, Dale e Leilani Neumann foram condenados por rezar em vez de levar a filha ao médico. Dale, que chegou a estudar para ser pastor evangélico pentecostal, confessou ao júri que ao chamar ajuda médica, “estaria colocando o médico acima de Deus”. A filha Madelaine, de 11 anos, morreu em consequência de diabete, cercada por pessoas que rezavam por sua cura. Dale e Leilani Neumann deverão passar cerca de 25 anos na cadeia.
O Deus dos cristãos é o Deus da vida. Ele ainda não acabou de criar o mundo. E a criação, hoje, continua através de seus filhos. Rezar pela cura é importante, mas não podemos ficar só nisso. Toda a descoberta em favor da vida é sagrada. Deus deu inteligência e vontade a seus filhos para que descobrissem os caminhos da saúde e da felicidade. A glória de Deus é o homem vivo, proclamava Santo Irineu há 18 séculos. E o próprio Jesus declara que sua missão é ser portador de vida e vida em abundância.
Em todas as religiões existe uma tendência fundamentalista. Significa tomar um texto isolado, ao pé da letra, fora do contexto, e explicá-lo do seu jeito. E daí surge o fanatismo, sinônimo de cegueira e teimosia. O método de Deus não é agir diretamente, mas através das mediações humanas. O médico, a enfermeira, todos os que lutam pela vida e saúde realizam uma obra sagrada. Hoje nós somos a inteligência, os braços de Deus no mundo. É inteligente deixar de lado o personalismo e pedir a opinião dos demais e decidir em comunidade. De resto, crer em Deus é observar seus Mandamentos.
Um provérbio árabe ensina: “confia em Deus, mas amarra teu camelo”. Deus e a oração não podem servir de desculpa para preguiçosos. Depois que tivermos feito nossa obrigação, depois de esgotarmos todos os meios ao nosso alcance, temos o direito de pedir a Deus. E, mesmo assim, Deus costuma mandar o auxílio através de um irmão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário