terça-feira, 30 de setembro de 2014

A NATUREZA ENSINA SOLIDARIEDADE.

Escolher-me, fechar-me em mim mesmo ou abrir-me para o mundo externo é o grande dilema, a grande briga de todo ser humano, interna e externa.
Individualismo e solidariedade são as realidades que a sociedade continuamente vai escolhendo. Sabemos e sentimos que o individualismo comanda o agir humano. Desde o sistema capitalista que vai amontoando muito para poucos, até o agir do casal ali dentro de casa, que por um motivo qualquer decide separar-se, deixando o individualismo vencer.
No meio de muitas atitudes humanas que levam ao individualismo, a natureza é uma lição de solidariedade. Há também muita solidariedade entre os seres humanos. Há fatos, gestos e atitudes que encantam. Existe muita ajuda entre pessoas e grupos. Acredito que a solidariedade é muito maior que o individualismo. O que estraga a sociedade como um todo é a mentalidade individualista que perpassa todas as estruturas.
Mas, a natureza ensina a solidariedade. Ensina a abertura de um ser para outro. Um está a serviço do outro. Até para alimentar-se. Um serve de alimento para o outro, e assim a cadeia da vida continua. Mas tomo apenas um exemplo para todos nós aprendermos a abertura e a solidariedade. É a flor do girassol. Contemplando uma plantação de girassol, salta aos olhos e mexe com o coração a beleza e o ensinamento dessa flor. É de manhã, e toda a plantação está voltada para o sol. É de tardinha, e toda a plantação se volta para a despedida do rei sol.
Que bom se todos nós pudéssemos nos sentir girassóis! Voltados para fora. Sempre à procura de luz. Sempre à procura de um ponto de chegada.
Cada pétala é como olhos à procura da vida em forma de luz e calor.
Saber escolher a vida. Essa é a lição do girassol. Diante dessa lição, pessoalmente podemos decidir escolher um ponto de apoio fora de nós, que podemos chamar de vida, de Deus, de amor às pessoas, de solidariedade, de espiritualidade, de vida de comunidade e de atitudes de voluntariado.
Mais uma lição posso tirar, olhando um girassol. Não preciso ter a pretensão de ser um girassol inteiro. Já é um privilégio ser uma pétala. Uma pétala ao lado da outra formamos família e comunidade, formamos grupo e festa. A festa é a alegria de ter alguém ao meu lado, olhando para o mesmo lugar, vivendo os mesmos sentimentos e comunicando a mesma vida.
Um alerta. Quando bater em nós o individualismo e a preocupação que entristece a vida, é hora de olhar - ou de imaginar - uma plantação de girassol. Parar e aprender a girar em busca de vida e de luz. Que bonito aprender que, desde o nascer até o pôr do sol, tenho para onde olhar e para onde me dirigir. Assim estarei superando o egoísmo que me fecha em mim mesmo e impede de exercer e viver num clima de amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário