terça-feira, 3 de junho de 2014

UM BLOG DE ECOLOGIA TOTAL

Na compreensão comum, ecologia está associada ao cuidado com o meio ambiente entendido como natureza. Isso é verdade, mas a ecologia se estende a outros âmbitos que vão além do meio ambiente. Junto com a naturos e pelas instituições que servem a cidadania. Aqui também a ecologia encontra um campo de vasta realização. É a assim chamada ecologia social.
Ela estuda as formas pelas quais esta sociedade determinada se relaciona com a natureza, sob que forma garante a produção e sob que condições humanas e sociais é realizada a produção. Contempla também as estratégias de distribuição e o tipo de consumo que a população adotou e como trata os dejetos. Neste tipo de ecologia a grande preocupação é com a sustentabilidade. Quer dizer, como garantir o sustento humano de tal forma que atenda ao maior número possível de pessoas com os recursos daquele ecossistema, sem desgastar o capital natural não renovável e pensando solidariamente com as presentes e futuras gerações.
Hoje constatamos que a maioria das sociedades não são plenamente sustentáveis pois mantêm à sua margem milhares de pessoas, desempregadas ou vivendo em condições de pobreza. No processo produtivo muitos têm que trabalhar em condições insalubres ou até com trabalho infantil e em situação semelhante à escravidão.
Existe também a ecologia mental. Ela trabalha os conteúdos da consciência. Há no ser humano valores e contra valores. Por exemplo, a grande maioria não respeita os animais. Mata-os com facilidade. Derruba árvores sem se questionar acerca das consequências deste ato. Acha que o ser humano pode dispor de todas as coisas a seu bel-prazer. Quando, na verdade, cada ser, por simples que seja, possui um valor em si, intrínseco, revela algo do Criador e, geralmente, é muito mais velho que nós, pois apareceu antes que o ser humano no processo da evolução. Nossa missão que está claramente definida no Gênesis é esta: fomos colocados no jardim do Éden que é a Terra para cuidarmos dela e guardarmos todos os seres. Cuidar e guardar são gestos amorosos para com a realidade, destituídos de todo tipo de violência. A crise ecológica mundial se deriva, em grande parte, pelo descuido humano e pela sistemática agressão a todos os ecossistemas no afã de enriquecimento. Hoje mais do que nunca devemos cuidar da Casa Comum que é a Terra porque, devido ao aquecimento global, entrou num processo de febre alta e de doença que poderá produzir o desaparecimento de milhares de espécies vivas e de milhões e milhões de pessoas.
Por fim, existe ainda a ecologia integral. Esta vê a Terra como parte do universo e submetida às energias que estão sempre vindo sobre o planeta, desde as do sol até as das estrelas mais distantes, além do pó cósmico que viaja já há milhões e milhões de anos pelo espaço e se deposita na Terra. Há ainda as quatro energias que garantem o funcionamento harmonioso do universo como a energia gravitacional, a eletromagnética, a nuclear fraca e forte. Sem elas o universo entraria em caos e haveria uma destruição de seu equilíbrio. Por fim, todos estamos à mercê daquela Energia de Fundo que sustenta cada ser e que faz com que a evolução continue seu rumo na direção de formas cada vez mais ordenadas de realidade. Ela tem as características da divindade, pois é inefável e misteriosa. É Deus mesmo na criação, a Fonte originária de todos os seres.
Ora, essas quatro ecologias, mesmo que não apareçam sob este nome, estão permanentemente presentes neste blog.
Em cada edição se encontram dados sobre os climas, os níveis de desflorestamento, sobre a agricultura local, sobre transgênicos, sobre sementes, sobre formas de produção (ecologia ambiental).
Forte é também a ecologia mental. Há trabalhos sérios sobre valores, visões de mundo que auxiliam as pessoas a se orientarem por este mundo de tantas informações.  Noticiam-se descobertas científicas relativas ao universo, discute-se a missão do ser humano no conjunto dos seres e procura-se manter vivo o horizonte da esperança cristã que confere sentido de transcendência à peregrinação humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário