terça-feira, 10 de junho de 2014

NADA SE PERDE EM FALAR BEM DAS PESSOAS.

Nada se perde em falar bem das pessoas. Nada se perde em sorrir para alguém. Nada se perde em amar alguém. Tudo vai e volta. Tudo é estrada de duas mãos. Vai o bem, volta o bem. Vai a destruição, volta a destruição. Já falou o mestre Jesus: “Com a mesma medida com que medirdes alguém, sereis medidos”.
Falar bem dos familiares. Por que desprezar o mesmo sangue? Por que falar mal do mesmo DNA? Por que querer destruir quem pertence à mesma história genética, cultural e racial? Nada se ganha em destruir e diminuir.
Sempre se ganha falando bem. Falar bem do pai e da mãe, do filho e da filha, dos tios e tias, dos primos e primas. Formar a corrente do bem. Onde está o bem, ali está Deus. Deus é bondade. Falar bem é estar no partido de Deus.
Falar bem da vizinhança. É comum dizer que o vizinho é o parente mais próximo. Na hora da necessidade busca-se o socorro em quem estiver mais perto. O vizinho representa toda a humanidade. É ali que eu posso exercer minhas boas relações e minha caridade. O mestre Jesus falou: “Ama teu próximo”. Não pediu para amar quem está longe. Não pediu para fazer caridade para quem aparece na tela do televisor. Estar de bem e falar bem de nosso vizinho é garantia de estar construindo o céu, que é vizinhança total.
Falar bem da cidade. É comum encontrar gente que fala: “Nunca vi uma cidade tão fofoqueira como a nossa! Nunca vi gente tão má como aqui”. Quem assim fala deveria se mudar de cidade. Experimentar outros ambientes. E onde esta pessoa for, perceberá a mesma realidade. O problema não está na cidade, mas está nela mesma. No dia em que começar falar bem das pessoas e da cidade, tudo mudará. O bem e o mal estão no coração de cada pessoa.
Falar bem do Brasil. Nos tempos detestáveis da ditadura militar criou-se um slogan sobre o Brasil que dizia: “Ame-o ou deixe-o”. Mau gosto dos tempos horríveis da ditadura. Amar nosso Brasil, não somente em tempos de Copa do Mundo do futebol, mas sempre. Mesmo com todos os escândalos de ladroagem e corrupção, de tráfico de drogas e de pessoas, de diversidade de raças e cores, com tudo isso é nossa obrigação falar bem de tudo o que nosso país faz e tem. O otimismo deve superar o pessimismo. A esperança deve superar o desespero. Falar bem dos nossos irmãos e irmãs brasileiros é condição de criarmos um clima de superação e de vitória.
Falar bem de todos. Não perdemos nada em falar bem de todas as pessoas. Só ganhamos em falar bem dos companheiros e companheiras de trabalho e de lazer, de festa e de serviço. Deixemos para que cada um faça seu próprio julgamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário