sábado, 7 de junho de 2014

O QUE SE PODE PEDIR A DEUS.


No bairro do Brooklyn, em Nova York, existe uma escola que se dedica ao ensino de crianças especiais. Todas elas são portadoras de deficiências, em diferentes graus. Algumas delas permanecem nesta escola toda a vida escolar, enquanto outras podem ser encaminhadas para uma escola comum. Num jantar beneficente, o pai de uma dessas crianças foi o orador oficial. Após elogiar o excelente trabalho realizado pela escola, ele abordou um problema delicado: a perfeição divina.
E sinalizou o problema de seu filho. Tudo o que Deus faz é perfeito. Mas onde está a perfeição de meu filho Pedro? Ele não entende as coisas como as outras crianças, ele não consegue lembrar fatos e números como as outras crianças. E perguntou aos presentes: não terá sido Deus injusto com meu filho? Todos ficaram chocados com a pergunta e o sofrimento daquele pai...
Mas ele mesmo encaminhou a resposta. Deus criou o mundo perfeito, mas a humanidade estragou sua obra. Mas o amor de Deus não volta atrás. Mesmo diante dos quadros mais negros, resplandece a luz do seu amor. Deus quer a felicidade de seus filhos e filhas e o Pedro é e será muito amado. E do seu jeito, ele sabe amar.
A perfeição que Deus quer no mundo passa pelos pais e pela sua atitude diante de fatos deste tipo. Deus não é o responsável pela limitação. Ele espera que seus filhos e filhas amem essas crianças especiais. São limitadas no corpo, mas não na alma. Elas são infinitamente amadas por Deus.
Muitas vezes temos a tentação de atribuir a Deus deveres que são nossos. Deus não é responsável pelo câncer, pela aids, pelas guerras, pela fome, pelos acidentes. Ele nos dá inteligência, vontade e liberdade para que possamos exercer nosso direito de amar. Sabin, Fleming e tantos outros heróis da medicina continuaram a obra de Deus. Ele se revela em cada gesto em favor da vida.
Deus não pode servir de desculpa para preguiçosos. Em nossa prece não podemos pedir a Ele o que é tarefa nossa. Depois que tivermos esgotado nossas capacidades, podemos recorrer a Ele. Nem sempre Ele nos atende, mas sempre nos dá forças para carregar, com amor, o peso da cruz.
Diante de tantos problemas difíceis, podemos pedir a ajuda divina. Não para obter um milagre. O verdadeiro milagre é a capacidade infinita de amar que Deus nos deu. “Deus é amor e aquele que permanece no amor, permanece em Deus, e Deus permanece nele”. Esta é a perfeição num mundo que não é como Deus quer, mas que continua sendo amado por Ele. E Deus ama através de nosso amor. Nós somos os braços de Deus na história.
Deus não socorre o ferido; espera que nós mesmos sejamos o bom samaritano

Nenhum comentário:

Postar um comentário