quinta-feira, 5 de junho de 2014

É PRECISO PARAR E RETOMAR A CAMINHADA.

A história é feita de rumos escolhidos, de direções certas e erradas. O sucesso muitas vezes acontece por saber mudar de rumo em tempo. Assim aconteceu na história do navio Titanic. Navio todo poderoso. Navio com segurança total. Com instrumentos que davam segurança. Mesmo com tudo isso, afundou ao bater com um bloco de gelo em alto mar. Aquele que se considerava invencível se deixou vencer por um bloco de gelo. Aparentemente inofensivo, se tornou a força da destruição. Havia uma única maneira de vencer o inimigo. Era desviar o rumo do navio. Desviar a dificuldade. Tomar um outro rumo em tempo. Mas a pessoas estavam distraídas com a festa.
Nossa vida tem uma direção. A estrada é a mesma para todos. Para as pessoas de todos os tempos e raças. O coração humano tem uma mesma e única estrada. É a estrada da busca de relacionamento e convivência. É a estrada do amar e ser amado. É a estrada da solidariedade e da fraternidade. É a estrada do caminhar juntos. É a estrada que aponta para um mesmo destino, um mesmo ponto de chegada, um mesmo endereço. Andando e vivendo nesta estrada estamos no caminho seguro, e nossa cabeça dorme sossegada, e nosso coração fica satisfeito. É o endereço que o navio de nossa vida pode tomar com segurança.
Muitas pessoas buscam atalhos. Querem chegar a esse destino antes do tempo. Tentam buscar caminhos para responder aos anseios humanos em bens materiais, em contas bancárias, em prazer fácil, em drogas e alcoolismo, em ocupação total do tempo em trabalhos e atividades para não deixar espaço para a reflexão e a parada na vida. De repente se sentem perdidas, sem rumo ou fora do rumo. Coração cansado e mente confusa.
É preciso parar e retomar a caminhada. É preciso estar bem sintonizado com as exigências do coração. Escutar-se. Sentar-se na cadeira da vida, rever, decidir e tomar novos rumos. Os comandantes do navio Titanic estavam distraídos em festas e danças, enquanto o bloco de gelo vinha chegando. Não ficaram atentos e vigilantes. Assim é nossa vida. Ter a capacidade de parar, rever o caminho feito e, se necessário, tomar novo rumo.Um rumo em que podemos, ao longe, ver um horizonte de chegada, um porto seguro, um lugar para morar com coração descansado.
Chegar é sempre uma vitória. Parar no caminho é um fracasso. Lembro do grande formador de comunidades São Paulo, quando velhinho, avaliando sua vida, falou ao povo: “Terminei minha carreira... cheguei ao final da luta... me resta esperar a coroa da vitória.” É a certeza de ter vencido. É a certeza de não ter vivido em vão. De ter encontrado e vivido o rumo certo. De sentir-se um vitorioso pelas escolhas feitas. De tomar na mão e poder erguer perante a vida a taça de vencedor. Sempre há um rumo certo para os que desejam ser vencedores: seguir Aquele que é o exemplo de vencedor. Não somente Ele se tornou vencedor, mas todos os milhões  que o seguiram. Ele se chama Cristo, o vencedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário